quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher



Mulher
Semente...
SER-mente...
SER que faz gente,
SER que faz a gente.

Mulher
SER guerreiro, guerrilheiro, lutador...
multimídia, multitarefa, multifaceta, multi-acaso...
multi-coração...

Mulher
SER que dá conta,
que vai além da conta,
que multiplica,
divide, soma e subtrai, sem perder a conta,
sem se dar conta, de que esse século foi seu parto,
na direção de seu espaço,
de seu lugar de direito e de fato,
de seu mundo que lhe foi usurpado e que agora é por ela ocupado.

MULHER... 
Esse SER florado, 
esse SER adorado,
esse SER adornado, 
que nos põem em um tornado, 
nos deixa saciado e transtornado, 
que nos faz explodir e sentir extasiado. 
SER admirado...

PARABENS MULHER! 
Não pelo oito de marco,
nem pelo beijo e pelo abraço,
nem pelo cheiro e pelo amaço. 
Mas por ser o que és...
Humus da humanidade,
Raiz da sensibilidade, 
Tronco da multiplicidade, 
Folhas da serenidade, 
Flores da fertilidade, 
Frutos da eternidade...
Essência da natureza humana.

Parabéns...

quarta-feira, 7 de março de 2012

[SABER] Primeira Sócia Brasileira


A primeira sócia no Brasil, Dom Maria Nydia Manzano de Freitas A domadora Maria Nydia Manzano de Freitas, era viúva de um Companheiro Leão do Distrito L-12 (atual LB-1). O progresso das telecomunicações beneficiou-a. Assim, ela pôde se associar ao LIONS Clube de Assis, imediatamente após a aprovação da moção que permitiu o ingresso de mulheres como sócias dos LIONS Clubes, na Convenção Internacional de Taipe, na China. Eis a história: “O Governador 87/88 do Distrito L-12, CL Salvador Sindona Filho, não podendo permanecer em Taipe, até o final da Convenção, telefonou de Hong-Kong para o Representante da Associação Internacional, CL José Carlos Engler de Vasconcellos, às 6 horas da manhã do dia 5 de julho para saber o resultado da votação da moção sobre as mulheres no Leonismo. Assim que o CL Vasconcellos confirmou a aprovação da moção, o CL Sindona ligou para o lions Clube de Assis (SP). Em São Paulo eram 19 horas do dia 4 de julho e estava se iniciando uma reunião festiva no Clube. Imediatamente, a ex-Domadora Maria Nydia Manzano de Freitas foi admitida como sócia do LIONS Clube de Assis”. 
Este parágrafo parte da notícia publicada pela Revista The LION em Português, nº 140 - setembro/outubro de 1987.

segunda-feira, 5 de março de 2012

[SABER] Mulher no Leonismo


Dallas, 8, 9 e 10 de outubro de 1917: realizava-se a I Convenção do Lions. Nesta Convenção os delegados votaram a favor do ingresso da mulher no Lions, como sócias. O fato é que, na II Convenção de St. Louis, Missouri, em 1918, no ano seguinte, portanto, essa resolução caiu por decisão dos mesmos delegados. 
Depois, só na Convenção de Taipe, na China, em 1987, as mulheres voltaram a ter direito a ingressar como sócias no Lions. Vale lembrar que em 1925, Hellen Keller, recebeu o título de sócia honorária. Em 1987, na cidade de Taipe, Taiwan, República da China, cenário de uma das maiores convenções da Associação Internacional de LIONS Clubes. Repleta de pompa e de hostilidade chinesa, a convenção foi assunto de primeira página dos jornais locais e de muitas partes do mundo. Uma das manchetes foi a emenda aos Estatutos de Lions. Setenta e sete por cento dos delegados à Convenção votaram a favor de estender os privilégios de afiliação às mulheres, numa base internacional.
Lions Clubes Internacional foi a primeira organização de clubes de serviço a tomar esta decisão. No Brasil, no entanto, em 1954, na Convenção Nacional de Salvador (BA), era empregado o termo “excelentíssimas senhoras” em referência às mulheres dos companheiros leões presentes, também a essas, na convenção do ano seguinte, em Sã Paulo-SP, empregava-se o tratamento “senhoras leonísticas” e “donas leonas”.
Finalmente, por resolução da 4ª Convenção Nacional realizada no Rio de Janeiro, em 1958, denominou-se “domadora” como a mulher do companheiro leão e diz a tradição que alguns destes companheiros abandonaram o Programa de LEO Clubes por discordar desta denominação que “desprestigiava o Leão”. Em 1975, foi instituído o “Lioness”, patrocinado e supervisionado por um Lions Clube, hoje em dia está extinto. Compreendia um clube só de mulheres.
Oficialmente, em Campinas-SP, no ano de 1981, na 22ª Convenção Distrital, foi aprovada que cada domadora recebesse a mesma denominação do cargo ocupado por seu Companheiro leão, pois assim como ainda ocorre com a domadora, esta se esquiva de poder votar, pois o voto é conferido apenas ao seu leão. Conhecidas hoje em dia como as “companheiras leão” as mulheres que têm este título têm (por direito e obrigações) as mesmas conferidas a um companheiro leão, dentre eles assumir cargos e votar durante uma assembleia.
Cartilha de LEO Clubes

quinta-feira, 1 de março de 2012

[SABER] Mestre de Cerimônias

Uma das figuras de proeminência em uma solenidade e um dos maiores responsáveis para seu sucesso é, sem dúvida, o Mestre de Cerimônias.
Distinguido pelo presidente dos trabalhos, cabe a ele o imprescindível papel de auxiliar direto da mesa na condução do protocolo.
Entretanto, o segredo de seu destaque está centrado na discrição.

O bom Mestre de Cerimônias não deve subtrair a atenção para si, mas conduzi-la aos outros protagonistas da solenidade. Suas intervenções facilitam o encaminhamento de cada um dos momentos que compõem a ocasião, tal qual um maestro, que conduz e harmoniza a música da orquestra.
- A discrição começa pelo traje. É salutar que o Mestre de Cerimônias não use cores chamativas ou utilize atavios espalhafatosos, que distraíam a atenção dos presentes. O que deve distingui-lo é o Medalhão de Mestre de Cerimônias, não a vestimenta.
- Ao receber o Medalhão, o Mestre de Cerimônias deve simplesmente abaixar a cabeça, permitindo que o Presidente da Mesa lhe coloque a galhardia. Deve-se evitar tocar o Medalhão.
- Investido das funções, sua primeira saudação é a guia de todo o seu trabalho e por isso merece atenção especial. Brevidade, elegância, educação. 
- Se quem compõe a Mesa é o Mestre de Cerimônias, preocupação especial com a ordem de precedência. É embaraçoso e deselegante esquecer um componente ou errar o momento do convite.
- Ao se referir a alguém, o Mestre de Cerimônias deve observar: Se se trata de um dirigente ou autoridade eleita, fala-se primeiro o nome da pessoa, depois a função. No caso de funções nomeadas, anuncia-se primeiro o cargo, depois o nome.
- O Mestre de Cerimônias não "passa a palavra". "Passar a palavra" é atribuição exclusiva do Presidente da solenidade e significa, em geral, uma quebra de protocolo. O Mestre de Cerimônias "anuncia" a palavra, "convida" para usar a palavra, "chama" ao parlatório, etc. 
- O Presidente da Mesa não faz "uso da palavra", e sim seu "pronunciamento", que deve ser anunciado pelo Mestre de Cerimônias, a menos que, pelo protocolo, já tenha, este, terminado suas funções.
- Ao entregar o Medalhão, o Mestre de Cerimônias também deve evitar tocar o colar, exceto para facilitar que o Presidente o retire.

Enfim, a medida do sucesso do Mestre de Cerimônias é sua capacidade de auxiliar a solenidade, sem ofuscá-la com seu brilho pessoal. Quanto menos ele aparece, mais importante ele se torna.

CL Luciano Guimarães Pereira