quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Descomplica: Como fazer uma ata


Sabemos que o dever do secretário é manter sempre atualizado o livro de ata. É comum na hora de escrever termos duvidas sobre como começar, que termos usar, ou como encerrar. Se você tem dúdivas como essa e acha bem coplicado esse post vai justamente descomplicar e você vai sair expert em atas.
Oque é uma ata?
A ata é um registro rsumido, fiel e claro das ocorrências de uma reunião, prova a realização da mesma e o que nela foi discutido. É dever do secretário faze-la da melhor maneira possivel, agindo como se fosse um "repórter da reunião" anotando tudo que ocorrer.

Como fazer uma ata, passo a passo

1. Cabeçalho:
Ata número 01
Ata da primeira reunião ordinária dos membrs do LEO Clube de ___________________.

2. Abertura:
A abertura é feira com a indicação extensa do dia, mês, ano e hora da reunião, além do local em que está sendo realizada, nome do LEO clube, e a finalidade da reunião.
Exemplo: Aos quinze dias do mês de agosto de dois mil de onze, ás dezenove horas, na sede do LEO Clube ______, situada a rua ________________________, realizou-se a primeira reunião do LEO Clube de ____________, o prisendente C.LEO, iniciou a sessão invocando a Deus pela grandeza da pátria...

3. Desenvolvimento:
O secretário deverá narrar, a partir de agora, em ordem cronológica, todos os assuntos tratados, e suas decições, não esquecendo de mencionar os nomes dos asociados que usarem a palavra. Em assuntos que forem votados, a ata deve ter registrado a forma de votação (secreta ou aberta) e o resultado da mesma.

4. Fecho:
O fecho da ata não muda nada e ocorre após o termino da naração dos assuntos. 
Exemplo: .. nada mais havendo a tratar o C.LEO _____________ presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião convidando a todos para saudarem o Pavilhão Nacional. E nada mais havendo a tratar, eu, C.LEO __________, secretário(a) desde clube, lavrei a presente ata que despois de aprovada será assinada por mim e pelo presidente.
 -
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário