sexta-feira, 14 de outubro de 2011

[SABER] Porque instruções ?



Orientar, instruir e repassar conhecimento. Esta é a função da Instrução LEOística durante a reunião e em diversas oportunidades. Tem seu momento definido no protocolo e pode ser feita
pelo Conselheiro LEO ou Diretor de Estatutos e Regulamentos que procura repassar um pouco dos seus conhecimentos e experiências, mas também pode ser feita por qualquer companheiro que queira repassar as informações e aumentar o conhecimento acerca de LEO Clube e do Movimento em si.
Trata-se, portanto, do momento destinado a despertar o interesse e aumentar o conhecimento dos companheiros LEO sobre algo referente ao nosso Movimento (campanhas, protocolo, história do Lions ou LEO, quem foi o fundador do leonismo, companheirismo, relacionamento Lions e LEO Clubes, publicações oficiais, o lema do Programa de LEO clubes, hinos, dentre outros).
A Instrução LEOística pode ser realizada através de leituras de documentos, teatros, cartazes, vídeos, dinâmicas e outras formas criativas que despertem a atenção e o interesse de todos os sócios do clube.
Os clubes não devem deixar de realizar este tipo e momento nas suas reuniões, pois a preparação de um sócio se dá em motivação de circunstâncias como esta que é a Instrução LEOística. Não se deve pensar e esperar que a Instrução LEOística deva ocorrer apenas em Conferências ou encontros distritais. É também função do clube realizá-la.
Uma grande preocupação hoje está na forma como as instruções vêm ocorrendo. Muitos clubes e distritos deturparam, parcialmente, o significado de Instrução LEOística e procedem como se fosse um momento apenas de fazer leituras de estórias (retiradas de livros ou da Internet) que remetem ao trabalho em equipe ou tipos de liderança, por exemplo. Esquecem-se, negligenciam ou omitem que não basta ler este tipo de conteúdo se não se fizer alusão ao Programa de LEO Clubes, pois aí deixa de ser Instrução LEOística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário