quinta-feira, 1 de março de 2012

[SABER] Mestre de Cerimônias

Uma das figuras de proeminência em uma solenidade e um dos maiores responsáveis para seu sucesso é, sem dúvida, o Mestre de Cerimônias.
Distinguido pelo presidente dos trabalhos, cabe a ele o imprescindível papel de auxiliar direto da mesa na condução do protocolo.
Entretanto, o segredo de seu destaque está centrado na discrição.

O bom Mestre de Cerimônias não deve subtrair a atenção para si, mas conduzi-la aos outros protagonistas da solenidade. Suas intervenções facilitam o encaminhamento de cada um dos momentos que compõem a ocasião, tal qual um maestro, que conduz e harmoniza a música da orquestra.
- A discrição começa pelo traje. É salutar que o Mestre de Cerimônias não use cores chamativas ou utilize atavios espalhafatosos, que distraíam a atenção dos presentes. O que deve distingui-lo é o Medalhão de Mestre de Cerimônias, não a vestimenta.
- Ao receber o Medalhão, o Mestre de Cerimônias deve simplesmente abaixar a cabeça, permitindo que o Presidente da Mesa lhe coloque a galhardia. Deve-se evitar tocar o Medalhão.
- Investido das funções, sua primeira saudação é a guia de todo o seu trabalho e por isso merece atenção especial. Brevidade, elegância, educação. 
- Se quem compõe a Mesa é o Mestre de Cerimônias, preocupação especial com a ordem de precedência. É embaraçoso e deselegante esquecer um componente ou errar o momento do convite.
- Ao se referir a alguém, o Mestre de Cerimônias deve observar: Se se trata de um dirigente ou autoridade eleita, fala-se primeiro o nome da pessoa, depois a função. No caso de funções nomeadas, anuncia-se primeiro o cargo, depois o nome.
- O Mestre de Cerimônias não "passa a palavra". "Passar a palavra" é atribuição exclusiva do Presidente da solenidade e significa, em geral, uma quebra de protocolo. O Mestre de Cerimônias "anuncia" a palavra, "convida" para usar a palavra, "chama" ao parlatório, etc. 
- O Presidente da Mesa não faz "uso da palavra", e sim seu "pronunciamento", que deve ser anunciado pelo Mestre de Cerimônias, a menos que, pelo protocolo, já tenha, este, terminado suas funções.
- Ao entregar o Medalhão, o Mestre de Cerimônias também deve evitar tocar o colar, exceto para facilitar que o Presidente o retire.

Enfim, a medida do sucesso do Mestre de Cerimônias é sua capacidade de auxiliar a solenidade, sem ofuscá-la com seu brilho pessoal. Quanto menos ele aparece, mais importante ele se torna.

CL Luciano Guimarães Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário