quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

[SL] Dicas para início do ano

Como em todo o clube, o inicio do ano é muito difícil, sempre temos a
questão de sócios que se afastam devido trabalho, faculdade, entre outros motivos. 
Não podendo esquecer os problemas internos que se geram.
Que dicas pode dar, para que o clube retome os trabalhos com o 'pé direito' ?


C.LEO Alisson Michelon
Presidente Distrital LEO LD7

"Acredito que a solução para esta dificuldade esteja mais ligada ao planejamento feito no início do AL do que atitudes mitigatórias emergenciais. Conhecemos nosso clube e nossos companheiros e podemos prever quais e quantos estarão se afastando do clube durante o AL e não podemos esperar o momento da sua partida para tomar providências. Para que o clube não sofra é importante a preocupação com a admissão de novos associados no primeiro semestre do Ano Leoístico e não esperar a falta de pessoal para correr atrás do prejuízo. Além disso, a saída de algum companheiro experiente não pode ser sentida pelo clube – uma boa base de preparação para os novos é fundamental. 
Aos presidentes que foram pegos de surpresa com este problema, agora a solução é ter jogo de cintura para que o clube não pare de trabalhar em virtude da saída de companheiros. Uma dica é acreditar e valorizar os companheiros que permaneceram, mostrando a sua importância e incentivando-os a crescer dentro do movimento."



C.LEO Augusto César
Vice-Presidente Distrito LEO LA-2


"Já tive boas experiências com relação esse problema de afastamento de sócios nesse período de festas e férias, essas experiências me fizeram aprender que para não deixar isso acontecer é preciso animar o seu quadro social deixando-o motivado. Ações como: encontros para confraternização e diversão, realização de campanhas e o mais importante de todos não deixar os companheiros se afastarem, são de suma importância para evitar essa desmotivação dos sócios nesse período.
É preciso que líder seja um elo de ligação forte entre os membros do grupo nesse momento, que mantenha os laços de amizade do grupo mais forte que nunca, que ligue e que não esqueça de nenhum dos membros de seu grupo. 
 A dica é motivar e não parar de trabalhar. Simples né?"









C.LEO Florence Façanha
Secretária LEO Clube de Maranguape
Distrito LEO LA-4
"A secretaria é uma área de responsabilidade não é? Então desde o começo a gente tem que tratar de todos os assuntos do clube com muita cautela e organização. Desse modo quando entramos em recesso por um período temos o dever de deixar em ordem todos os assuntos do clube que ficam com em nossas mãos, como atas e relatórios, por exemplo. Então o primeiro passo é antes de começar o recesso. O segundo é na volta checar tudo direitinho pra ver se não faltou nada, porque às vezes a gente pode deixar algo, depois disso começar o resto da metade do AL sem nada para ajeitar, porque se tiver algo acumulado se torna mais complicado lá na frente de passar para outro secretário. Ver com o presidente o que irá se trabalhar e assim se possível poder agilizar ofícios sem preocupação, pois da mesma maneira que volta o clube a ativa, volta também as aulas para muitos de nós e o tempo encurta. Então a dica principal é deixar as coisas bem organizadas antes mesmo até de acontecer porque todos têm outras atividades além do LEO e pelo menos pra mim é mais fácil, porque eu ainda estou no ensino médio e fica puxado para eu ter as tarefas da escola, o estudo para as provas e as atas para fazer. Então para facilitar deixo as coisas prontas para concluir logo de inicio."


C.LEO Vinícius Mariño
Tesoureiro Distrito LEO LD-4
"Bom, todo clube deve iniciar o ano comercial com o pé direito, pois ele deve aproveitar, principalmente, boas datas para se realizar campanhas. Duas dessas passaram-se a pouco tempo, natal e ano novo. Se o clube não aproveitou essas datas, no início de ano, quando, geralmente, a maioria das pessoas que fazem faculdade em outras cidades retornam às suas, pode-se realizar uma festa beneficente. Outra alternativa é o famoso PicoLEO: vende-se picolés (de excelente qualidade) personalizados do LEO Clube. Aproveita-se para divulgar e ganhar um bom troco. Pode-se, também, fazer parceria com um grupo de carnaval para arrecadar fundos ao clube, tendo em vista a proximidade dele (dois meses). No início de março, realizar campanha para o dia da mulher: data extremamente valorizada. E também, claro, pode-se investir na velha e boa rifa de um ar condicionado, a qual no verão é muito vendida (podem acreditar). Enfim, é muito vasto esse campo, mas aí vão algumas dicas quentes para o início de ano. Mas como dica permanente eu deixo: cuidem sempre datas comemorativas! Dia da mulher, das mães, etc..."

Um comentário: