quinta-feira, 10 de novembro de 2011

[SABER] Tipos de reunião

Como todos nós sabemos, existem diversos tipos de reuniões para cada ocasião específica. Vamos começar mais um estudo... agora sobre os tipos de reuniões.

Ordinárias em Assembleia
Conhecida também como reuniões de trabalho, as reuniões ordinárias zelam pelo cumprimento da agenda e, literalmente, para a reunião dos sócios do clube para tratar de questões meramente administrativas: secretaria, finanças, campanhas e eventos.
De acordo com a Associação Internacional de Lions Clubes e no que dispõe o Estatuto padrão de LEO Clubes as reuniões têm que ocorrer pelo menos 2 (duas) vezes por mês. Alguns clubes as fazem quinzenalmente e outros semanalmente.
A política administrativa e a cultura do clube, entretanto, é quem definirá o número de reuniões de trabalho do clube, o que poderá variar muito de clube para clube. Vale, todavia, o dever de se respeitar à premissa da Associação Internacional que determina o número mínimo de reuniões de trabalho. Nela:
- Discute-se a pauta da reunião de diretoria;
- Todos os sócios participam;
- Votam todos os sócios em pleno gozo de seus direitos;
- São pré-definidos o local, o horário e o anfitrião da reunião.

Extraordinária
Quando o clube se depara com situações atípicas em que as decisões devem ser tomadas em caráter de urgência, o Diretor Social deve convidar ou intimar todos os demais sócios (e conselheiros) para se reunirem em local, hora e data estabelecidos por dois ou mais diretores do clube. Suas características são;
- Realizada como para definir algo que não fora previsto antes;
- Todos os sócios participam;
- Tem-se urgência nas decisões;
- Não está prevista no calendário de reuniões;
- Sua convocação pode ser por escrito ou oralmente, desde que a todos.


Retirada da Cartilha de LEO Clubes  do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário