sexta-feira, 25 de novembro de 2011

[SABER] Tipos de Sócios

Existem duas categorias de sócios: O ativo e o forâneo.
Para a Associação Internacional de Lions Clubes, no Programa de LEO Clubes há duas categorias de sócios:
- Sócio Alfa: É o companheiro LEO com a idade compreendida entre 12 anos (idade mínima para ser sócio) e de no máximo 17 anos de idade.
- Sócio Ômega: É o companheiro LEO com a idade compreendida entre 18 a 28 anos de idade (limite da condição de sócio).

A Associação Internacional define estas duas categorias porque, tendo conhecimento da existência plena da maioria de sócios de uma destas, fica mais fácil para ela o envio de material de campanhas e publicações conforme a faixa etária. Serve também para fazer uma breve amostragem de quem é o público jovem e as faixas de idade no LEO Clube em cada país onde o Movimento é atuante e as principais campanhas desenvolvidas nestes dois tipos de sócios.

Além destas duas categorias de sócios descritas, há dois tipos de sócios para os mesmo e referem-se quanto à participação do mesmo nas atividades do clube, são eles: Ativo e Forâneo.
- Sócio Ativo: Aquele sócio que participa (ativamente) das reuniões, campanhas e dos eventos do clube, está em dias com as suas obrigações financeiras e detém o direito ao voto. Pode assumir cargos de diretoria; assiste ao direito de decidir as diretrizes do clube.
- Sócio Forâneo: É o sócio que regularmente participa das atividades do clube, seja por algum motivo maior imediato (doença), seja por motivos de estudo ou mudança de cidade. Neste caso, não pode participar de todas as atividades de seu clube, mas por intermédio de uma carta ou oralmente em uma reunião, o sócio pode manifestar o desejo de ainda manter-se ligado ao clube e solicitar esta classificação. Embora ser sócio forâneo o isente da freqüência, não libera, contudo, da obrigatoriedade da quitação de suas obrigações financeiras (como mensalidade). Se lhe for conferido esta categoria, o mesmo continuará sócio, embora não possa assumir cargos de diretoria.


Retirada da Cartilha de LEO Clubes do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário