terça-feira, 9 de agosto de 2011

[PALAVRA] Manuella Leite - Presidente Distrito LEO LA-4 AL 11/12


A presidência pra mim tem sido sinônimo de muito trabalho e de renuncia. Os compromissos do Distrito me roubam do convívio com a minha família, me fazem perder algumas oportunidades de trabalho e de estudo, por causa das viagens que eu tenho que fazer visitando os Clubes e participando dos eventos, me fazem ter algumas despesas extras e me fazem ter que dedicar boa parte do meu tempo resolvendo as pendências que aparecem. 
Mas, em compensação, há muitas coisas boas que a presidência também proporciona: os lugares novos pra conhecer, as amizades, o carinho das pessoas, as experiências. Só que o melhor de tudo mesmo é a pessoa que você se torna, isso não preço! A presidência te ensina a ser mais paciente, mais compreensivo, mais atencioso com as pessoas, mais humilde, mais organizado, mais pontual com as coisas, mais determinado, mais responsável, mais comedido nas criticas (hoje eu penso duas vezes antes de criticar alguém), mais tolerante, mais otimista, te ensina a conviver com tantas opiniões diferentes, etc.
Quem pretende um dia passar por essa experiência precisa, primeiro, estar bem consciente dessas responsabilidades que o cargo traz. Além disso, é necessário ter disponibilidade; estar aberto para cultivar em si mesmo todas essas características que eu citei acima, e que são indispensáveis pra exercer essa função. Precisa também saber ouvir. Ouça as pessoas, ouça tudo que lhe disserem! As pessoas precisam disso: de serem ouvidas. É a forma de mostrar que você as valoriza; tem que ser honesto com tudo, principalmente consigo mesmo, reconhecendo os erros e se esforçando pra tentar acertar; tem que ser simples, porque na maioria dos lugares aonde se vai não há luxo nem conforto, mas você sempre será recebido com o maior amor do mundo (e isso é o mais importante); é necessário saber reconhecer as pessoas em quem se pode confiar; estudar bastante o Movimento, aprendendo o máximo que puder; e, pra finalizar, é necessário ter muito amor pelo LEO, amor pelo que se faz e ter MUITA FÉ, acreditar que é possível superar as adversidades, que os momentos difíceis são passageiros e que servem apenas pra te tornar mais forte e que, no final, você conquistará seus objetivos!


C.LEO Manuella Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário