terça-feira, 9 de agosto de 2011

PRESIDENTE - Responsabilidade e Compromisso


Avênia Jussara - Adnan Bispo - Wictor Camilo - Irlas Sousa

Sendo o Presidente a principal autoridade executiva do clube, torna-se evidente que cabe a ele a coordenação dos serviços burocráticos do clube como, por exemplo, o pagamento de taxas, o envio de relatórios, a aquisição de material de novos sócios, as instruções LEOísticas nas reuniões, etc. Isto não quer dizer que o Presidente fará todas estas tarefas sozinho, muito pelo contrário, ele deverá apenas coordenar. Como ninguém pode coordenar algo que não conhece, é mais do que necessário que o Presidente conheça as peculiaridades de cada função administrativa, a fim de que possa cobrar de seus colaboradores a realização das tarefas e caso necessário orientá-los na execução das mesmas, de modo que o Clube não saia prejudicado, por inoperância administrativa. Veja abaixo o que dizem alguns presidentes às seguintes perguntas:
Adnan Bispo (Lavras da Mangabeira) | Avênia Jussara (Juazeiro do Norte) | Irlas Sousa (Maranguape) | Wictor Camilo (Aurora)



1. O que é ser PRESIDENTE para você? O que é preciso pra exercer tal cargo?
Adnan - Ser presidente para mim é uma responsabilidade muito grande na qual temos que pensar muito antes de assumir, é uma arte que nem todos podem exercer, é passar confiança para aqueles que acreditam em você e ser um exemplo de companheiro dentro e fora do seu clube, é preciso ter amigos, colocar o LEO somente depois dos seus estudos e sua família, ter a capacidade de liderar uma equipe, ter capacidade de tomar próprias decisões e saber escutar os outros, ter cabeça fria, ser leal a seus companheiros e se esforçar o máximo com o seu clube.
Avênia - Bom, acredito que ser Presidente é estar aprendendo a todo o momento, com erros e acertos, nossos e daqueles que vieram antes de nós; é saber ouvir e que não estamos sempre certos; é planejar com cuidado; é pedir ajuda quando precisar e ter a humildade de pedir desculpas; é cobrar ordem, cumprimento de protocolo e respeito; é liderar com sabedoria, jamais impondo sua opinião sobre a dos outros e muito menos seus interesses pessoais; é, ainda, motivar e estimular os companheiros, ajudá-los no que for necessário, seja a respeito do Clube ou não; e, também, respeitar diferenças, ser imparcial e forte quando preciso, mas sem deixar de ser amigo e compreensivo.
Irlas - Ser presidente é chegar ao ultimo nível, depois ter tido a oportunidade de adquirir experiência e enfim chegar à liderança. Ser presidente é ser compreensivo acima de tudo, pedir e não dar ordens, ser amigo, e disseminar a união entre seus companheiros. E acima de tudo, compartilhar a sua experiência com os demais sócios que um dia ocuparão este cargo de suma importância como você.
Wictor - Ser um presidente é ter uma responsabilidade muito grande nas costas, já que o clube irá caminhar conforme seus passos. Todas as decisões tomadas podem ajudar ou prejudicar o clube. Nesse caso, um presidente torna-se o líder maior, e seus seguidores, também líderes, acompanham suas palavras. Já o fator primordial para exercer tal cargo é a disposição, pois é com a disposição que encontramos o tempo, adquirimos a força de vontade e o espírito de liderança que existe dentro de nós.

2. O que te motiva no movimento LEO?
Adnan – O que me motiva, quando entrei no LEO clube, entrei com o intuito de conhecer novas pessoas e ir para os eventos e só aproveitar as festas, com o passar do tempo eu vi que o LEO é muito mais que isso, é onde encontramos amigos, onde conseguimos oportunidades para se destacar e acima de tudo o que mais me motiva, é quando fazemos um bom ato e somos retribuídos com um belo sorriso ou uma lagrima, isso é que mais me motiva a ser um companheiro LEO .
Avênia - Estou no LEO Clube por um motivo muito simples: amo o movimento. Apesar das dificuldades, de às vezes faltar tempo, de a preocupação ser tamanha, nada pode superar o sentimento de missão cumprida ao final de uma campanha, o sentimento de que ajudamos alguém e que nenhum esforço foi em vão. Saber que poucas palavras e pequenas ações podem ser muito importantes para alguém me faz entender melhor o mundo, além de me ensinar coisas que talvez eu não fosse ter a oportunidade de aprender fora do movimento, e me fazer enfrentar meus medos, como falar em público. Rsrs. Sem falar dos amigos que faço das brincadeiras, dos risos e até das lágrimas. Posso dizer, com toda sinceridade, que Me encontrei no LEO.
Irlas - Três coisas me motivam. A primeira delas é a amizade, não há satisfação maior do que esta cercada de amigos, a segunda são as campanhas, não há bem estar maior do que o sorriso de gratidão de uma pessoa a qual você ajudou, beneficiou, e por fim a experiência que eu adquiri para a minha vida pessoal, além de poder contribuir junto com pessoa com os mesmo ideais que eu, a construir um mundo melhor.
Wictor - Quero confessar que o que mais me motiva no movimento LEO é a sua base dentro de suas principais campanhas: filantropia. Acho que todos nós devemos sim, ter um canto guardado no nosso coração para servir, estender a mão para dar algo, sem pedir nada em troca, muito menos esperando o sorriso e um obrigado de alguém. O movimento LEO nos motiva, isso sim, e nós devemos continuar amplificando-o, para que o mesmo permaneça forte.

3. O que é um Clube FORTE?
Adnan - Um clube forte é quando o presidente tem a confiança de todos sócios e quando cada sócio pode confiar em outro como um irmão, e todos sempre trabalham junto para o melhor do LEO clube.
Avênia - Um clube forte? Considero fundamental duas coisas: a qualidade dos sócios, o conhecimento que eles tem sobre o movimento, a união entre todos, não importando apenas a quantidade; as campanhas, não acredito que haja tanto mérito em dizer que tal clube realiza dezenas e dezenas de campanhas,Se estas não ajudarem realmente a sociedade, mas sejam apenas para dizer que fizeram,e acabem, por fim, acomodando a comunidade.As campanhas de um clube forte não dão apenas o peixe, mas ensina também a população a pescar;
Irlas - Um clube forte é aquele em que os seus sócios estão em harmonia, trabalhando unidos e com garra para obter êxito nos trabalhos, sem deixar o respeito, a amizade e o amor de lado.
Wictor - Um clube forte é sem dúvidas um clube unido, quando existe a união, compreensão mútua, nasce à produção, desempenho, força de vontade, fé, ajudando assim a formar um clube forte. Uma boa diretoria composta, e dessa maneira tudo caminhará como o desejado. Outro fator primordial para se fazer um clube forte, chama-se instrução LEOística, na minha opinião, umas das maiores fraquezas de alguns CC.LEO em variados clubes, pois se existe uma coisa que ajuda a levantar e a incentivar os companheiros, é uma instrução bem fundamentada, pois dessa maneira, acenderá o fogo do LEOísmo no coração de cada um.

4. Quais as características de um presidente? Boas e ruins.
Adnan - Acho que um presidente assim como os sócios se um LEO clube devem deixar todos seus problemas em casa e ir para uma reunião somente com o LEO na cabeça, tem que ter paciência com todos os sócios e com a comunidade, tem que dar a última palavra dentro do seu clube mas sempre aberto a opiniões, e sempre manter e respeito para ser respeitado dentro do seu clube.
Avênia - A presidência é um referencial para os sócios de liderança, um modelo a ser seguido, então, o presidente deve ser alguém com metas, responsabilidade, compromisso, disposição para agir, humildade. É importante ressaltar que quando digo disposição, não  falo de não ter nada para fazer, mas de força de vontade, posto que um desocupado será sempre um desocupado ou quererá ser, e acredito que esta não é uma das características que espera-se de um Companheiro LEO. Lembremos sempre, que o presidente também é humano e erra, perde a paciência e às vezes até se desespera e quer desistir, mas um bom líder é aquele que não abandona a luta.
Irlas – BOAS - Um bom presidente é aquele que consegue aproveitar as características pessoais de cada sócio, e usa a favor do clube. È que aquele que escuta cada companheiro e tenta compreender seus motivos, se deixar o bom senso de lado. Que sabe manter a harmonia, o respeito, e a amizade entre os sócios. Honrar com responsabilidade seus compromissos. E que principalmente saiba a diferença entre liderar X mandar.
RUINS – Orgulho; Incompreensão; Dar ordens; Irresponsabilidade.
Wictor - Começando pelas características ruins, um presidente pode ser uma pessoa chata, incompreensível, briguenta, azedo e etc. Podemos chegar de mau-humor em uma reunião, e sair de lá com a cara mais feia ainda, pois pode acontecer da situação do clube estar mal, erros ocorrendo, entre outras coisas. Contudo isso também é uma característica boa de um presidente, pois se chegamos de cara feia, se reclamamos se fazemos birra, é porque nos preocupamos com nosso clube, pois quando assumimos a responsabilidade de sermos presidentes de um clube, é o mesmo que fazermos uma tatuagem no rosto, algo que nos marca, e fica na nossa pele, inapagável.

Obrigado aos CC.LEO que nos deram essa pequena entrevista. É com grande prazer
e orgulho que temos vocês como Presidentes de Clubes.
Parabéns e Sucesso no Al 11/12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário