Sabemos que não importa quanto tempo que fazemos parte do movimento, as vezes nos pegamos com algumas dúvidas sobre assuntos referentes ao LEO, e é exatamente por isso que uma vez por semana trataremos aqui de explicar de maneira clara e simples determinados assuntos que as vezes esquecemos detalhes, confundimos, ou nos enche de duvidas.
Vamos começar por os tipos de reuniões:
Ordinárias em assembleia, extraordinária, festiva, solene.
Ordinárias em assembleia, extraordinária, festiva, solene.
Ordinárias em Assembleia
Conhecida também como reuniões de trabalho, as reuniões ordinárias zelam pelo cumprimento da agenda e, literalmente, para a reunião dos sócios do clube para tratar de questões meramente administrativas: secretaria, finanças, campanhas e eventos. De acordo com a Associação Internacional de Lions Clubes e no que dispõe o Estatuto padrão de LEO Clubes as reuniões têm que ocorrer pelo menos duas vezes por mês. Alguns clubes as fazem quinzenalmente e outros semanalmente. A política administrativa e a cultura do clube, entretanto, é quem definirá o número de reuniões de trabalho do clube, o que poderá variar muito de clube para clube. Vale, todavia, o dever de se respeitar à premissa da Associação Internacional que determina o número mínimo de reuniões de trabalho.
Nela:
- Discute-se a pauta da reunião de diretoria;
- Todos os sócios participam;
- Votam todos os sócios em pleno gozo de seus direitos;
- São pré-definidos o local, o horário e o anfitrião da reunião.
Extraordinária
Quando o clube se depara com situações atípicas em que as decisões devem ser tomadas em caráter de urgência, o Diretor Social deve convidar ou intimar todos os demais sócios (e conselheiros) para se reunirem em local, hora e data estabelecidos por dois ou mais diretores do clube.
Suas características são;
- Realizada como para definir algo que não fora previsto antes;
- Todos os sócios participam;
- Tem-se urgência nas decisões;
- Não está prevista no calendário de reuniões;
- Sua convocação pode ser por escrito ou oralmente, desde que a todos
Festiva
A reunião festiva consiste num encontro voltado mais para a descontração e a confraternização dos membros do clube, não precisando, necessariamente, que se siga um protocolo de reunião afinco – embora seja recomendado. Trata-se de uma festa em que se comemorará os sócios aniversariantes de cada mês; recebimento de um troféu ou condecoração importante (por exemplo, o “LEO do Ano” ou “Excelência LEO”).
Geralmente acompanha (apresenta) as seguintes características:
- Cada sócio anfitrião determina onde será a festiva: em sua residência, na
fazenda, num clube, na sede, na casa do conselheiro, etc.
- Reúne os companheiros uma vez por mês;
- O caráter de festa pode ser na realização de um camping (acampamento),
almoço, jantar, churrasco, companheirismo, e etc.
Reunião Solene
A solenidade em que onde se reúnem os sócios de um clube (ou mais) com o intuito de se festejar socialmente a uma posse de novos sócios, a fundação de um novo clube, a premiação de um sócio ou do LEO Clube ou ainda uma abertura oficial de uma Conferência ou Reunião Distrital. Em geral, é uma solenidade que ocorre a noite devido ao seu caráter mais formal; por isso requer o uso do uniforme social do clube ou na ausência dele um traje social (calça e camisa longa para os homens sendo opcional a gravata e terno. Sapato fechado social e cinto da cor do sapato) e para as mulheres tailler (calça ou saia acompanhada de blusa e blazer, sapato de salto). Após o decorrer da reunião (que usa o protocolo de reunião de trabalho, mas
de forma mais refinada e que recorra ao objetivo principal da realização da solenidade), usa-se servir um jantar ou coquetel aos presentes como forma de agradecimento e cortesia por parte do anfitrião.
Atenção: Deve constar em ata e livro de assinatura em qualquer tipo de reunião!
Tem dúvidas, dicas, sugestões? Deixe seu comentário, que sentiremos prazer em tirar sua dúvida, e/ou seguir sua sugestão.
-Saudações LEOísticas
Nenhum comentário:
Postar um comentário