domingo, 7 de agosto de 2011

Tira duvidas [Parte I]



Sabemos que não importa quanto tempo que fazemos parte do movimento, as vezes nos pegamos com algumas dúvidas sobre assuntos referentes ao LEO, e é exatamente por isso que uma vez por semana trataremos aqui de explicar de maneira clara e simples determinados assuntos que as vezes esquecemos detalhes, confundimos, ou nos enche de duvidas.
Vamos começar por os tipos de reuniões: 
Ordinárias em assembleia, extraordinária, festiva, solene.



Ordinárias em Assembleia
Conhecida também como reuniões de trabalho, as reuniões ordinárias zelam pelo cumprimento da agenda e, literalmente, para a reunião dos sócios do clube para tratar de questões meramente administrativas: secretaria, finanças, campanhas e eventos. De acordo com a Associação Internacional de Lions Clubes e no que dispõe o Estatuto padrão de LEO Clubes as reuniões têm que ocorrer pelo menos duas vezes por mês. Alguns clubes as fazem quinzenalmente e outros semanalmente. A política administrativa e a cultura do clube, entretanto, é quem definirá o número de reuniões de trabalho do clube, o que poderá variar muito de clube para clube.  Vale, todavia, o dever de se respeitar à premissa da Associação Internacional que determina o número mínimo de reuniões de trabalho.
Nela:
- Discute-se a pauta da reunião de diretoria;
- Todos os sócios participam;
- Votam todos os sócios em pleno gozo de seus direitos;
- São pré-definidos o local, o horário e o anfitrião da reunião.

Extraordinária
Quando o clube se depara com situações atípicas em que as decisões devem ser tomadas em caráter de urgência, o Diretor Social deve convidar ou intimar todos os demais sócios (e conselheiros) para se reunirem em local, hora e data estabelecidos por dois ou mais diretores do clube. 
Suas características são;
- Realizada como para definir algo que não fora previsto antes;
- Todos os sócios participam;
- Tem-se urgência nas decisões;
- Não está prevista no calendário de reuniões;
- Sua convocação pode ser por escrito ou oralmente, desde que a todos

Festiva
A reunião festiva consiste num encontro voltado mais para a descontração e a confraternização dos membros do clube, não precisando, necessariamente, que se siga um protocolo de reunião afinco – embora seja recomendado. Trata-se de uma festa em que se comemorará os sócios aniversariantes de cada mês; recebimento de um troféu ou condecoração importante (por exemplo, o “LEO do Ano” ou “Excelência LEO”).
Geralmente acompanha (apresenta) as seguintes características:
- Cada sócio anfitrião determina onde será a festiva: em sua residência, na
fazenda, num clube, na sede, na casa do conselheiro, etc.
- Reúne os companheiros uma vez por mês;
- O caráter de festa pode ser na realização de um camping (acampamento),
almoço, jantar, churrasco, companheirismo, e etc.

Reunião Solene
A solenidade em que onde se reúnem os sócios de um clube (ou mais) com o intuito de se festejar socialmente a uma posse de novos sócios, a fundação de um novo clube, a premiação de um sócio ou do LEO Clube ou ainda uma abertura oficial de uma Conferência ou Reunião Distrital. Em geral, é uma solenidade que ocorre a noite devido ao seu caráter mais formal; por isso requer o uso do uniforme social do clube ou na ausência dele um traje social (calça e camisa longa para os homens sendo opcional a gravata e terno. Sapato fechado social e cinto da cor do sapato) e para as mulheres tailler (calça ou saia acompanhada de blusa e blazer, sapato de salto). Após o decorrer da reunião (que usa o protocolo de reunião de trabalho, mas
de forma mais refinada e que recorra ao objetivo principal da realização da solenidade), usa-se servir um jantar ou coquetel aos presentes como forma de agradecimento e cortesia por parte do anfitrião.

Atenção: Deve constar em ata e livro de assinatura em qualquer tipo de reunião!

Tem dúvidas, dicas, sugestões? Deixe seu comentário, que sentiremos prazer em tirar sua dúvida, e/ou seguir sua sugestão.

-Saudações LEOísticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário