terça-feira, 15 de novembro de 2011

[SABER] Atividade sobre ESTATUTO

“O que padroniza o LEOísmo, determina a nossa identidade, regula os direitos e os deveres de cada associado, bem como, direciona o funcionamento dos Distritos Múltiplos, Distritos e Clubes chama-se Estatuto. Por vezes, percebemos desinteresse nesta peça fundamental ao Movimento. Por outras, geram-se polêmicas, inquietações e incômodos. Aos que se afugentam de conhecê-lo restará ser um companheiro incompleto com dois destinos, ambos equivocados. O primeiro é o caminho da omissão: não opino porque desconheço, não transformo porque ignoro. O segundo é uma alameda para o autoritarismo onde faço e imponho as minhas próprias regras”
(Leo Clube Paulo Afonso)


Na intenção de alavancar o conhecimento dos sócios dos clubes do Distrito LA-2 e aprimorar suas atividades, campanhas e afins, a Assessoria de Estatutos e Regulamentos verificou a necessidade de fortalecer as bases do movimento, dentre elas a principal que é o Estatuto. Foi planejada uma atividade dividida em três etapas: Conscientização, Estudo e Produção. Como primeira etapa neste processo de melhoria, o foco é promover uma conscientização da importância do mesmo e da necessidade do estudo dos Estatutos Padrão, do Distrito LEO LA-2 e demais necessários. 

Etapa 01: 
Cada clube redigiu um texto apresentando a importância dos Estatutos (Padrão e do Distrito Leo LA-2) para o seu clube de uma forma geral (abrangendo convidados, sócios, atividades e campanhas). O texto mais original foi premiado durante o II CD, em Paulo Afonso. Os textos foram enviados para o Assessor de Estatutos e Regulamentos do Distrito Leo LA-2, com a fonte Arial, tamanho 12, contendo de 15 à 20 linhas. O resultado foi surpreendente, os clubes se empenharam para oferecer o seu melhor.

Etapa 02:
Cada clube deve promover uma competição em dupla, com perguntas relacionadas ao Estatuto Padrão, Estatuto LA-2 e Estatuto DM Leo LA. A dupla vencedora representará o clube na grande final, que acontecerá no evento a ser definido. O Assessor de Estatutos e regulamentos deve fornecer 30 perguntas de múltipla escolha e V/F para ambas as rodadas, e os presidentes deverão mediar a primeira rodada em seus respectivos Clubes. Consequentemente, não é permiida a participação dos presidentes na competição. 

Etapa 03:
Uma vez que os Clubes tenham todo o embasamento necessário, com o suporte do Assessor de estatutos e regulamentos, cada clube deverá desenvolver ou atualizar seu regimento interno. É fundamental que quando pronto, o regimento seja divulgado intensivamente dentro do Clube e pelo Distrito.

Material enviado pelo C.LEO Icaro Arthur (Distrito LA2)


Obrigado Companheiro Icaro pela sua importante colaboração ao nosso conhecimento acerca do nosso movimento!

- Querendo pode enviar mais ;)

Um comentário: