quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SECRETÁRIO - Dedicação e responsabilidade


O Secretário do clube “agirá sob a supervisão e direção do Presidente e da Diretoria e será o dirigente oficial de ligação entre o clube e o Distrito no qual seu clube está localizado” .
Pelo texto acima se conclui que a função do Secretário é de vital importância e, com certeza, ele representa a chave do sucesso do Clube. Dentro deste enfoque descrevemos a seguir algumas habilidades que o titular do cargo deve possuir ou desenvolver, a fim de exercer seu cargo excelentemente. Tudo vai depender de como o trabalho é encarado.
HABILIDADES ESSENCIAIS: Dedicação, ser prestativo, eficaz e além de tudo ter bom senso.
Os resultados alcançados pelo Clube ao final de uma gestão serão, sem sombra de dúvidas, também uma consequência de como ele conduziu se trabalho durante o ano. E que o principal fruto que ele vai colher por realizar um bom trabalho é a gratidão, a consolidação de amizade e o maior respeito que terá de seus colegas, principalmente do Presidente.

Com o intuito de tornar sempre cada vez mais comunicativo e de fácil compreensão de todos, convidamos alguns secretários de LEO Clubes para darem suas palavras quanto a esse cargo de grande responsabilidade.

Secretários Convidados: CC.LEO Gislayne Borges (LEO Clube de Juazeiro do Norte), Railha Lopes (LEO Clube de Nova Russas), Rilbert Leal (LEO Clube de Crato), Thalis Habib (LEO Clube de Orós), Thiago Leonel (LEO Clube de Crato) e Vitor Manoel (LEO Clube de Icó).

1- O que é ser SECRETÁRIO de clube ?

GISLAYNE - Desempenhar as funções de secretário dentro de um clube é uma tarefa importante, o clube confiou em você para ser um dos Dirigente. Temos que cumprir com nossas responsabilidades, exercer o cargo com dedicação e bastante força de vontade, pra não desanimar nos desafios que irão aparecer.
RAILHA - Ser secretário é ser o braço direito do presidente, se dedicar ao máximo para estar presente e por dentro das necessidades do meu clube. Além de ser a responsável por anúncio de toda decisão tomada pelo presidente quando ele não estiver nas condições da fazê-las.
RILBERT - Na minha opinião , é um dos cargos mais importantes dentro do clube , que exige dedicação e responsabilidade.
THALIS - Há duas maneiras de serem respondidas... 1° Ser secretário LEO Clube Consiste em manter os registros do clube e as atas das reuniões, e enviar esses documentos ao LIONS Clube patrocinador, manter as listas dos dirigentes, as anotações do comitê, os registros de frequência e a lista de nomes dos sócios. Também sou responsável por manter os registros de afiliação no Informe mensal de movimento de sócios do Clube... 2° É sentir no peito, um fogo que a cada dia se alastra pelo amor de ajudar e secretariar um clube de objetivo tão belo. O que Não é uma tarefa fácil, mais com amor nada é difícil né?
THIAGO - Além de ser uma honra, sinceramente, é um trabalho bem burocrático. Eu gosto de pensar que quem assume um cargo na secretaria de alguma diretoria, é porque adora trabalhar com protocolos e formalidades. Superficialmente, é isso.
VITOR - É saber lidar com críticas usando-as para transformar seu trabalho em algo mais Proveitoso e Gratificante, também é uma forma de preparar-se e tornar-se mais íntegro e responsável com o Movimento. Aos poucos estou aprendendo que ser Secretário é um trabalho gratificante que a cada dia aprendo mais e mais e sei que isso será de grande importância para que eu possa crescer e dedicar-me muito mais ao LEO.

2 – O que você fez para merecer esse cargo?

GISLAYNE - No AL 10/11 a Secretária do Clube afastou-se do cargo no final do AL, estava sem tempo pra exercer as funções. Fui indicada pra assumir o cargo, aceitei. Na formação da Diretoria AL 11/12, novamente me indicaram para assumir a Secretaria, já que vinha cumprindo positivamente as metas no clube.
RAILHA - Me dediquei o máximo que pude ao meu clube e estive sempre presente e disposta a prestar meus trabalhos quando necessários.
RILBERT - Nada em especial , fui apenas eu mesmo. Mostrei apenas que tenho amor pelo movimento. Fiz tudo que uma pessoa faria se estivesse no lugar onde ela gostasse muito. Acredito que ganhei a confiança do Presidente e de todos os sócios.
THALIS - Essa pergunta é meio difícil de responder, porém vamos lá. Frequento todas as reuniões, sou uma pessoa de alta confiança do presidente, amo o LEO, faço tudo com grande dedicação, me doo ao Máximo em tudo o que faço, e acho que conquistei o presidente e ele viu em mim que eu realmente deveria ser o seu Secretário... E por fim Isso que me levou a esse cargo.
THIAGO - Sabe, eu adoro números, profundamente; É uma paixão minha. Tesouraria ia ser um paraíso pra mim, mas se Rhamon (Presidente do LEO Clube de Crato) me colocou como segundo secretário, é porque alguma qualidade que poderia ser aplicada a secretaria ele viu em mim. E eu não poderia recusar de forma alguma, é um novo desafio, é um prato cheio! Ah, sim, eu adoro protocolos. :)
VITOR - Acredito que foi pelo meu desempenho nas atividades do clube.. campanhas , eventos, reuniões e etc. Acho que não foi pelo meu jeito "observador" porque só fico assim nos lugares, a cada dia percebo que eu observo mais e falo menos . Rsrsrs"

3 – Qual a sua missão enquanto Secretário e enquanto SÓCIO-Secretário?

GISLAYNE - Desenvolver o cargo que me foi confiado pelos sócios do meu Clube de maneira satisfatória. Enfrentar os desafios que surgirem ao decorrer do AL. Repassar aos sócios do meu clube os informes de Secretaria, fazer e lavrar atas das reuniões - ordinárias e extraordinárias, informar aos sócios as datas das reuniões, e quando necessário, fazer ofícios. E como sócio, está sempre presente nas reuniões, campanhas, e qualquer atividade social realizada pelo clube. Fortalecer e divulgar o movimento na minha cidade. E não esquecer que LEOÍSMO é compromisso.
RAILHA - Enquanto secretária é estar sempre ao lado do meu presidente para ajudá-lo em tudo que precisar e como sócia secretária é estar presente nas atividades do meu clube e em dias com minhas responsabilidades para com o mesmo.
RILBERT - Fazer tudo que está ao meu alcance , tudo para melhorar cada vez mais o meu clube ,
e principalmente minha comunidade.
THALIS - Minha missão consiste em ajudar e auxiliar o Presidente em tudo, sendo dentro e fora do LEO, tais como anotações, atas, citações, ou seja, as funções de um secretário. Acompanhá-lo em reuniões, comitês, Encontros e onde ele necessitar de mim estarei lá. Ajudar á manter e organizar o clube seja como secretário e companheiro ou apenas como amigo.
THIAGO - Acredito que enquanto secretário eu deva cuidar dos deveres do que já está definido por padrão(Frequência, relatórios, oficios e etc...), e como sócio-secretário, isso se torna mais complexo, mas nada que não se possa fazer, já que antes disso eu fui apenas sócio.
VITOR - Como Secretário: prestar contas com o clube, Lendo e Fazendo as ATAS do com muita dedicação e responsabilidade. Já como Sócio-Secretário: é mostrar meu valor no clube, e ouvir a todos mesmo quando as opiniões sejam contrárias as minhas.

4 – Quais as dificuldade em estar à frente de uma Secretaria ?

GISLAYNE - Até o momento, nenhuma.
RAILHA - Todos os cargos existem dificuldades e quando os aceitamos estamos dispostos a enfrentá-las e a maior dificuldade é principalmente as criticas maldosas, no entanto tudo que fazemos há criticas. Ainda não enfrentei dificuldades no meu cargo pois o AL está no começo e ainda não tive nenhuma, mas quando aparecem tenho certeza que saberei enfrentá-las porque acima de toda dificuldade vem o meu amor pelo oque faço
RILBERT - Muitas coisas pra se fazer , muitos Oficios , atas. As vezes nós, secretários, ficamos
sobrecarregados com tantas coisas , mas tendo um clube forte , Unido , tudo se torna mais
fácil . Um ajuda o outro.
THALIS - São Muitas as Dificuldades... Porém a meu ver pra mim não há qualquer dificuldade pois, se eu aceitei ser secretário, é porquê já sabia que ia ser difícil!!! mais sempre é difícil ter de estar presente em tudo, carregar o fardo de secretário não é pra qualquer um....além do mais que eu sou novo (aliás nós somos um clube novo xD)e tenho pouca Experiência no LEO...mais aos poucos eu vou aprendendo o verdadeiro sentido e as dificuldades de ser secretário...
THIAGO - Basicamente, se tem a mesma dificuldade que qualquer outro sócio com cargo tem: a responsabilidade e por consequência, as cobranças. Especificamente, tem todo um aprendizado que envolve estruturas de atas, oficios e etc... que deve ser adquirido com o máximo de atenção. Após isso, o secretário ainda deve ter um talento com a escrita e as palavras, para produzir belos trabalhos.
VITOR - Até agora é estar recebendo críticas por algo que eu, como Secretário, acredito estar fazendo correto, mas já outras pessoas não acham.

5 – Em autoavaliação, notifique-se de 0 a 10, justificando.

GISLAYNE - Já que me foi concedido essa oportunidade, não pretendo desapontar os sócios do meu clube. Busco aprender novas experiências e contribuir para o crescimento do meu Clube. No final do AL, poderei atribuir uma nota ao meu desempenho.
RAILHA - Como já disse anteriormente meu AL está só começando não tenho como me auto analisar.
RILBERT - 6 . Ainda tenho muitas falhas , muitos erros , devido a falta de experiência. Ainda tenho
muito que aprender. A falta de confiança em mim mesmo é dos meu maiores defeitos. Ainda bem
que o meu clube proporciona esse aprendizado.
THALIS - Hum... Agora pegou pesado... Acho que pelo fato de como eu já citei acima eu ser novo no LEO e não ter muita experiência me dou 5...Pois só com Vontade não vou conseguir ser um bom secretario...tenho que participar e conhecer cada vez mais o LEO Clube... Aos poucos irei evoluindo!
THIAGO - Nessas autoanálises da vida, eu costumo nunca dar 10 a mim mesmo... Porque eu nunca me sinto preparado o suficiente. E como está no início do AL e eu não escrevi, nem preenchi nenhum tipo de documento oficial do LEO para avaliação, eu daria um 5 a mim, por causa da vontade. Então já é meio caminho andado. ^^
VITOR - Nota 7. Não acho que esteja tão ruim assim como Secretário mas também não sou um tão perfeito, espero que possa melhorar durante esse AL.

Parabéns aos Secretários que nos proporcionaram esse momento de compartilhamento.
Sabemos que é sempre bom dividir experiência, sempre de modo construtivo!
Parabéns e Sucesso!


2 comentários:

  1. São fodoões esses secretários! Do meu clube principalmente é claro! #lala
    SeixaLemos

    ResponderExcluir
  2. Valeu, maxo! o bixo sabe reconhecer a competência de longe. kkkkkkk

    ResponderExcluir