quinta-feira, 22 de setembro de 2011

[ESTUDO] Conservação de sócios

CONSERVAÇÃO DE SÓCIOS, EIS A QUESTÃO



As últimas pesquisas nos mostram que 50% de nossos novos sócios deixam o movimento no decorrer dos primeiros três anos. Por sorte, sabemos as principais razões do porquê:
• Reuniões longas e/ou enfadonhas
• Facções em clubes e política

• Falta de envolvimento significativo

Cabe a diretoria/sócios seguir o seguinte roteiro para resolver esse pequeno problema:
OLHAR atentamente para o estado atual de seu clube
OUVIR as opiniões dos sócios do clube
ENTENDER aonde existem áreas com problemas
RESPONDER através da implementação de mudanças adequadas.
Este processo de avaliação e implementação é simples e não toma tempo. Os benefícios para seu clube valerão os seus esforços.

Estas idéias podem ser utilizadas isoladamente ou como complemento de transformações mais radicais.

Construindo um Sistema de Apoio
Na medida em que você percorre o processo, será útil que você compartilhe suas ideias, comentários ou dúvidas com outros presidentes de clube.Você poderá entrar em contato com outros presidentes/clubes em seu distrito, região e sugerir uma reunião de “brainstorming” (troca de idéias). Há também assistência disponível através da Internet na seção Conexão dos Presidentes de Clubes na página da associação na Internet (www.lionsclubs.org). É uma excelente oportunidade de conhecer quais os desafios que outros encontraram e que soluções tiveram bons resultados para eles.

Desafio de Conservação
Facções negativas e política de clube podem dar aos sócios a impressão de serem marginalizados e ressentidos. É uma das razões principais pelas quais os sócios se demitem de seus clubes. Como as pessoas se ajustam no clube e o quanto se sentem confortáveis pode causar um grande impacto no funcionamento do clube. Se seu clube está dividido em grupos “nós” e “eles”, ou os procedimentos do clube são maculados pela política, a experiência do Sócio pode tornar-se negativa, tornando seu clube não atrativo para novos sócios e ineficiente para alcançar seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário