- Dê exemplo: Pague sempre em dia sua mensalidade e suas obrigações financeiras com o clube. Só assim você terá ‘’moral’’ para cobrar os demais associados;
- Seja assíduo nas reuniões do Clube, para poder informar a todos a situação financeira do clube, receber os pagamentos e assim mostrar o seu interesse e a sua responsabilidade
- Traga idéias, sugestões de maneiras de como conseguir mais dinheiro, formas de pagar as taxas etc.
- Procure apresentar aos associados as eventuais dificuldades e as obrigações financeiras do Clube, para que saibam a importância do pagamento das taxas.
- Faça uma previsão orçamentária para o AL e apresente-a para o Clube.
- Apresente em todas as reuniões um pequeno relatório da movimentação financeira do período, informando os principais gastos, o que entrou e/ou saiu do caixa pra porque, como e pra onde foi.
- Seja transparente com seu trabalho: faça com que todos possam ver sempre, o livro caixa, os comprovantes, relatórios, balancetes e etc.
- Ao final de cada campanha que arrecadou dinheiro, prepare um balancete, referente a esta campanha, discriminando as receitas, as despesas e o lucro (prejuízo) final.
- Não tenha receio ou vergonha de pedir ajuda ao tesoureiro do LIONS Patrocinador, ao Conselheiro LEO ou ao Tesoureiro Distrital
- No encerramento da gestão, prepare um balanço final das contas do clube, anexando todos os documentos, recibos e notas. Esse balanço poderá permanecer no arquivo geral do clube.
- Seja “incansável” na hora de cobrar. Mas saiba fazê-lo. As vezes alguns associados passam por problemas financeiros, e você deverá procurá-los para conversar (em particular) e negociar.
- Seja acima de tudo, responsável e organizado, você estará lidando com o dinheiro que é de uma coletividade
Essas são apenas dicas em geral, mas cada tesoureiro sabe qual se aplica melhor ao seu clube. E se você tem outras sugestões deixe seu recado no chat ou nos envie por e-mail: saberleoico@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário