sexta-feira, 30 de setembro de 2011

[ESPECIAL] Dia da Secretaria


30 DE SETEMBRO: DIA DA SECRETARIA

Em comemoração a esse Companheiro que exerce a função de Secretário de Clube vamos rever alguns conceitos que melhoram o funcionamento desse cargo, de suma importância ao desenvolvimento do grupo.



Deveres do Secretário
Manter os registros do clube, inclusive as atas das reuniões, a relação atualizada dos dirigentes, dos sócios, dos sócios nomeados para as comissões e o registro de frequência dos sócios;
Remeter os relatórios trimestrais de atividades (LEO-61) e a Relação Anual de Dirigentes e Sócios do LEO Clube (LEO-72);
Cuidar da consolidação e desenvolvimento do espírito de unidade e cooperação entre os demais dirigentes LEO a diretoria e o conselheiro LEO.

O Bom Funcionamento de uma Secretaria
O que é necessário para um bom funcionamento de uma secretaria de um LEO Clube:
1. Conhecer todos os formulários de Lions Internacional, bem como sua utilização;
2. Ter agendado os endereços dos sócios de seu LEO Clube, autoridades do seu Distrito, do Distrito Múltiplo, do Lions Clube Patrocinador, da Governadoria do Distrito, do Assessor Distrital e do Distrito Múltiplo de LEO Clubes, e do Departamento de Programas Juvenis da Associação Internacional;
3. Conhecer as datas e os prazos para remeter os Relatórios e informes, em geral, e os seus destinos;
4. Arquivar, em pastas apropriadas, todas as correspondências recebidas e emitidas, as fichas de sócios (LEO-50) e os Relatórios;
5. Manter sempre atualizados o livro de ata, de frequência, nominata, e de atividades (este poderá ser um álbum que mostre as atividades do seu LEO Clube, através de fotos, recortes de jornal, certificados, etc.);
6. Procure ter em sua agenda, um planejamento semanal, com horário disponível para manter um ordem os materiais LEOísticos;
7. Estabelecer contato permanente com todo o Gabinete Distrital por meio de correspondência;
8. Responder ou acusar recebimento das correspondências recebidas, procurando respondê-las no mais breve espaço de tempo possível;
9. Procurar manter contato com outros LEO Clubes, do Distrito ou do Distrito Múltiplo e até mesmo de outros países;
10. Participar dos encontros e Conferências do Distrito, pois neles são discutidos assuntos importantes sobre o movimento e sempre existe a troca de idéias e experiências;
11. Em reunião anote tudo, pois é de suas anotações que sairão os registros oficiais do clube. Tenha em papel todos os afazeres que lhe forem atribuídos, não podemos nunca confiar em nossa memória, ela pode nos trair.

[INSTRUCAO] Ser exemplo



Pai e mãe sentados a mesa junto aos filhos, eles tem que cuidar para que seus filhos não se encham de porcarias, assim colocam alimentos saudáveis em seus pratos. Fazendo isso os pais querem dar exemplos para os filhos, querem ensiná-los que comer alimentos saudáveis é muito importante.
Para falar a verdade, quero afirmar que crianças seguem passos, por serem novos e inexperientes agem como vêem os outros agindo. Li hoje no site “A criança precisa de parâmetros. Os adultos são responsáveis diretos no que diz respeito à sua aprendizagem, porque as crianças buscam neles um reforço, seja ele negativo ou positivo. Por isso, é preciso estar atento aos comportamentos que tomamos. Lembre-se que os nossos modos são imitados pelas crianças. Se dizemos que uma atitude não é correta e mesmo assim a fazemos, com certeza a criança ficará insegura, não acreditará no que lhe é dito e fará exatamente o que não devia, já que ela aprende muito mais pelo que vê do que pelo que ouve.”
Mais de que forma isso se encaixa no movimento? Vou lembrar alguns conceitos, LEO JUNIOR formado por crianças de 09 a 15 anos de idade, atividade de um LEO Clube. LEO Clube atividade de LIONS, formado por jovens de 16 a 30 anos. “Para um bom entendedor poucas palavras bastam”. Mas vou continuar explicando, Companheiros LEO/LIONS querem bons passos de todos ate mesmo dos Leojuniores e Leos, mas muitas vezes não percebem o quanto dar exemplo é importante, não apenas para a nós, mas a todos de nossa sociedade. O pin em nossa lapela ou o símbolo em nosso peito tem que ser honrado e bem tratado sempre, digo bem tratado, pois penso que o nosso Leão veio para bons atos e bons exemplos e se não estivermos cumprindo com isso não ele não estará feliz.

C.LEO JUNIOR Clara Virna

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

[ESPECIAL] 5000 Visitas

ACESSOS!

Hoje, atingimos o número de 5.000 visitas. E o mais surpreendente: em menos de 2 meses de existência. Nosso objetivo está sendo alcançado: CONHECIMENTO para todos!
Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Portugal, Venezuela, México, Guatemala, França, Hong Kong, Paquistão... entre outros!
Acessos diários, e conhecimento cada vez maior!
Em comemoração à essa meta, vejamos as respostas a essa pergunta:
QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O NOSSO MOVIMENTO?


C.LEO LUCAS CAMELO
"Saber realmente qual a essência de LEO e melhorar seus conhecimentos em relação ao mesmo. ;DD"
ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E IMPRENSA DISTRITO LEO LA4

C.LEO LUANA LIRA
"Se tem o interesse de conhecer o movimento LEOístico é porque quer aprender a ter mais responsabilidade, a ser líder, tem um certo interesse em ajudar ao próximo e sente feliz por estar fazendo o que faz."
LEO CLUBE DE NOVA RUSSAS

C.LEO EDSON FERREIRA
"Conhecendo o nosso movimento nos faz entender qual o nosso papel na sociedade e que o objetivo de ser LEO. Só é um verdadeiro sócio LEO aquele que além de conhecer, praticas os ideais do nosso movimento. Não dar para dissorciarmos conhecimento da pratica LEOística."
PAST PRESIDENTE DISTRITO LEO LA4

C.LEO JANY RÉLIDA
"Conheçer o LEO Clube me fez ver que sempre podemos mais, sempre é bom, muito bom ajudar, e alem disso, o LEO Clube é mais q um clube, mais que serviço, pois é composto por pessoas, pessoas essas que amam, assim formando uma grande familia... tudo isso é importante pra mim e faz com que eu sinta orgulho em fazer parte desse movimento."
COORDENADORA DE REGIAO C' DISTRITO LEO LA4

C.LEO ALISSON MICHELON
"Conhecer a história do Leoísmo é importante para que possamos manter os princípios com os quais este movimento foi criado. Para que lembremos sempre que somos movidos pelos do companheirismo, serviço e liderança e não desviemos deste caminho. Para que tenhamos a certeza de que também fazemos parte desta história e cultivemos cada vez mais nosso amor pelo Leoísmo."
PRESIDENTE DISTRITO LEO LD-7

CL ADRIANO SPAGNOLETTI
"SON EL SEMILLERO DE LA ESPERANZA PARA EL MUNDO" (São a semente de esperança para o mundo)
DIRETOR DE RELAÇÕES PUBLICAS- LIONS CLUBE VALLE DE LA PASCUA - DISTRITO E-4 VENEZUELA

CONHEÇA O MOVIMENTO QUE VOCÊ FAZ PARTE,
NÃO SE PODE AMAR ALGO QUE VOCÊ NÃO CONHECE!
- OBRIGADO -

Descomplica: Assessor de LEO Clubes


Os assessores distritais prestam assistência aos dirigentes distritais para a realização das metas distritais.
Por isso gozamos de:
- Bom conceito no distrito.
- Conhecimento da situação dos clubes do distrito.
- Interesse pelo cargo e conhecimento da assessoria oferecida.
- Espírito de iniciativa e capacidade de desempenhar bem as suas funções.
- Habilidade no relacionamento humano.
- Facilidade de comunicação.


O Programa de Leo Clubes proporciona aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança através de atividades de serviço em suas comunidades.

Atribuições do Assessor
• Familiarizar-se com os princípios e procedimentos fundamentais de patrocínio de um Leo clube. Familiarizar-se com a seção sobre Assessores Leo no Website do Lions.
• Promover e fazer publicidade do Programa de Leo Clubes no distrito. Incentivar os Lions clubes a patrocinarem Leo clubes.
• Conhecer os recursos e materiais Leo que estão disponíveis através da sede internacional.
Oferecer informações atualizadas aos Lions clubes que as solicitarem.
• Entrar em contato com conselheiros de novos Leo clubes para oferecer incentivo. Manter comunicação com conselheiros de clubes existentes.
• Realizar dois seminários de preparação de líderes no início do ano fiscal - um para conselheiros Leo e outro para dirigentes de Leo clubes.
• Atuar como membro sem direito a voto do conselho de distrito Leo (se um tiver sido criado).
• Manter o governador e a sede internacional a par do progresso do Programa de Leo Clubes no distrito e comunicar o gabinete distrital as resoluções da conferência anual de distrito Leo.

[INSTRUCAO] Generosidade


A generosidade é, obrigatoriamente, uma medalha de duas faces:
a disponibilidade de dar e a disponibilidade de receber. 
Maria Magdalena Lana Gastelois


DAR é um gesto para o outro, um sair de si, um olhar e ver, um reconhecer, um se abrir. A dádiva tem um significado próprio que independe do valor financeiro, pode ser um pote de mel, uma flor, um cartão, um pouco de si; um gesto, que às vezes é difícil de fazer e pode alegrar ou aliviar o outro de um grande peso, nos retornando também em alívio e alegria por nos mostrar que somos generosos; pode ser um paninho de prato que fizemos ou compramos pensando na cozinha do outro, um pote de geléia com o fruto do nosso quintal, ou escolhida numa prateleira se moramos em apartamento. 
Uma muda de planta de nosso jardim, preparadas num saquinho prevendo o natal, um pouco de nossa flor e sol... Que vão talvez gerar, um dia, o gosto doce de um fruto.
Dar é como doar sangue: sai de mim, e se aumenta assim.
Dar é um impulso, de uma força centrífuga, que parte do EU para o OUTRO.
E volta num olhar, num prazer, em um muito obrigado.

RECEBER também é um ato de sair de si, se deixar reconhecer pelo outro, vem de uma força centrífuga, de fora para dentro e da faculdade de se abrir para fora. Às vezes a pessoa tem muita dificuldade em receber, sente-se constrangida, quer logo retribuir com outra dádiva superior até em preço, para não ficar devendo; outras verificam o preço do presente para simplesmente se sentirem seguras de sua cotação. Também, às vezes ser generoso significa aproveitar a opinião que nos dão. 
Sem se sentir julgado ou invadido por medo de parecer mais fraco, principalmente se a pessoa que dá tem mais experiência de vida ou naquele campo de trabalho; como se um bordado maravilhoso feito por mãos mais hábeis do as minhas pudesse me dizer que não sou capaz: de repente, é muito legal conviver com o OUTRO justamente capaz de bordado que pensou em mim; também a falta de generosidade revela um medo de ser pouco, de ter pouco, principalmente na hora em que se está mais necessitado, levando a repudiar uma ajuda preciosa que me daria oportunidade de procurar, calmamente, o meu caminho, curtindo o gesto de ajuda; medo da dependência, de que o outro esteja me abrindo espaço para se apropriar de mim; aí perco o momento, o tempo, e o espaço que poderiam ser enriquecedores para o meu coração, se estivesse aberto.
A gente é só, mas não está sozinho. Este é nosso espaço e tempo com que fomos premiados sem nada pedir. Ganhamos este corpo, essa casa, país, língua, este chão, este pão.  Este EU, e não outro. Ganhamos as pessoas que de uma forma ou de outra, compõem ou cruzam nosso caminho. 
Este pai, esta mãe, filhos, sobrinhos, primos, sogras, sogros, tios, avós. Amigos.  Este companheiro/a: ganhamos, vivenciamos, perdemos e a vida continua. Uns vão, outros ficam. Não se esquecer de que somos todos provisórios.  Aqui, agora, este é nosso quinhão no cosmos em movimento, indo. Somos sós mas não estamos SOZINHOS.
Descobrir. Reconhecer. Abrir. Compartilhar.
Parar de rodar em volta do próprio umbigo, olhar e ver. 
Gerenciar o que recebemos da vida, e construir nossa história

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

[DINAMICA] Leão da guarda



OBJETIVO : Motivar os participantes em sua caminhada de grupo, ajudar a se conhecerem melhor e conhecerem-se uns aos outros.
DESENVOLVIMENTO: A dinâmica é um pouco parecida com "amigo secreto". Se for possível, deverá acontecer durante o ano todo ou por um longo período. 
Pegar os nomes dos participantes, colocar numa pequena caixa,  e redistribuir aos mesmos. A pessoa não poderá pegar seu próprio nome.
Cada um será o "Leão da guarda" daquela pessoa que pegou. Deverá mandar mensagens de otimismo quando ela estiver desanimada, elogiar quando fizer alguma coisa boa, ou criticar quando a mesma estiver atrapalhando a caminhada do grupo.
O Leão da Guarda não deverá revelar o seu verdadeiro nome. Usará um pseudônimo ou apelido. Deverá ter uma caixa onde todos colocarão suas mensagens para serem distribuídas  no final de cada encontro. Depois de um tempo definido pelo grupo deverá acontecer a revelação dos leões. Depois poderá fazer um novo sorteio. 

Precisamos cada vez mais nos aproximar um do outro, dentro e fora do clube!
Se existe a união do grupo, existe a força!

[SABER] Diferença LEO JUNIOR x LEO ALFA



Como ja foi falado aqui no Saber LEO, o LEO JUNIOR não é uma atividade oficialmente reconhecida pelo LIONS Clube Internacional . E é uma atividade jenuinamente Brasileira, por e ainda pouca usada por LEO Clubes de outros paises. Só pra relembrar um pouco da historia LEOjunistica, o primeiro LEO JUNIOR, foi fundado na cidade de Arcos – MG em 1983, e no Ceará, no mesmo ano foi fundado o primeiro LEO JUNIOR  no estado, na Cidade de Varzea Alegre, na epoca ainda chamada de ‘ Pré- LEO’ . Porém hoje em dia, o LEO JUNIOR ja cresceu bastante e hoje em dia ja tem seu proprio  espaço, pricipalmente nos Distritos LA-4 e LC-6 onde o LEO JUNIOR já é bem mais reconhecido. O clube pode ter campanhas proprias, e também campanhas conjutas, com o seu LEO patrocinador ou Lions. Seu principal intuito é preparar crianças e adolescentes para o LEOismo, A taxa etaria é de 09 anos á 15 anos completos.

LEO Clube Alfa
O LEO Alfa teve criação com o interesse de associados um pouco mais novos, e como um dos temas principais no nosso movimento é OPORTUNIDADE, deu inicio ao Alfa.  É um sistema um pouco parecido, a difrença : ele não deixa de fazer parte do LEO em si, e é uma atividade reconhecida pelo LIONS Club International . O socio Alfa, ou o LEO Alfa como em alguns caso há uma certa separação entre o LEO Omega ( socios dos 18 anos, até os 28 anos completos ) . o LEO Alfa que é composto de socios de 12 anos a 17 anos completos. Ele funciona da mesma forma de um clube normal, há a mesma ierarquia, presidente, secretario, tesoureiro... Espero ter esclarecido bem.
Ou seja, as direnças são poucas, são basicamente idade, no LEO JUNIOR apartir de 09 anos, ja poderá se associar, e no LEO Alfa, com 12. O LEO JUNIOR uma atividade do LEO Clube, e o LEO Alfa, já é uma parte do LEO que pode ser separada, ou não .
O objetivo do Programa Leo Clube é “...oferecer aos jo-vens do mundo uma oportunidade de desenvolvimento e contribuição, individual e coletiva, como membros responsáveis da comunidade local, nacional e internacional”.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Saber: Leojunisticamente falando...



Nós formamos o LEO JUNIOR JCM um grupo de meninas e meninos que desempenham atividades semelhantes as dos LEO Clubes. Não fazemos parte oficialmente da Associação Internacional de LIONS Clubes, somos atividade dos Clubes de LEO, nossos patrocinadores. Nossa faixa etária é de aproximadamente 08 á 15 anos de idade, por sermos crianças precisamos sempre do apoio dos nossos patrocinadores, assim da mesma forma que o LIONS Clube indica um conselheiro para o LEO Clube, o LEO Clube indica uma pessoa responsável e que goste de trabalhar com crianças para exercer a função de conselheiro LEO JUNIOR(um sócio LEO), que tem o objetivo de ajudar-nos em tudo que a nós for necessário e supervisionar as nossas atividades.
Nós possuímos uma estrutura semelhante à de um LEO ou LIONS Clube, com diretoria, reuniões, etc. Podemos ter campanhas próprias e também podemos trabalhar intrigado ao nosso LEO Clube patrocinador. 
São nossos objetivos:
a) Preparar para o Leoísmo;
b) Desenvolver no infanto-juvenil o desejo pelo serviço desinteressado e em equipe;
c) Oferecer ao infanto-juvenil uma oportunidade de contribuir, individual ou coletivamente, com a comunidade local e nacional;
d) Desenvolver suas qualidades, assim como a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a dignidade, para boa formação de caráter;
e) Estreitar a união entre o LEO JUNIOR J.C.M., o LEO Clube e o LIONS Clube, e ser o elo de integração; 
f) Promover encontros em nível de Distrito, como treinamento de lideranças, encontro anual, jogos, entre outros eventos, objetivando o intercâmbio de idéias experiências entre os clubes.


Texto: Clara Virna

[INSTRUCAO] Quatro companheiros




Esta é uma fábula sobre as diferentes maneiras de ser companheiro.
Pode se passar em qualquer clube, entidade ou demais grupos de serviços.

Eram 4 companheiros que trabalhavam no mesmo clube de serviço: Arrependido, Falso, Mínimo e Quero-Tentar.
Arrependido era um sócio desanimado com os trabalhos desenvolvidos no clube. Não fazia nada nas reuniões e muito menos nos trabalhos desenvolvidos em campanhas, eventos etc. Não pensava no futuro e vivia achando que estava perdendo tempo naquele clube e por isso arrependia-se de ter sido empossado como companheiro do clube. Consequentemente, sempre foi um sócio que nunca se destacou.
Falso era um cara mentiroso e um pouco preguiçoso com seu clube e companheiros. Gostava de ser reconhecido por trabalhos realizados pelos colegas de clube. Na realidade, nada fazia e era tão falso quanto seus “pins” e homenagens que recebeu durante sua vida dentro do clube, pois tudo que fazia era “empurrar” serviços para as pessoas ou confiar nos companheiros na hora do serviço. Raramente isso falhava.
Mínimo era um companheiro que não pensava em ir muito longe. Para este, o que importava era conseguir um “pin” de companheiro 100% ao final de cada gestão, portanto trabalhava pouco, mas não “empurrava” serviços para os outros companheiros. Sempre tinha um pensamento: “Sou 100% porque não perdi nenhuma reunião e campanha”.
Quero-Tentar gostava do que fazia. Quando lhe apresentavam algo novo, um problema que ele não soubesse resolver, ele dizia: “VOU TENTAR!!!”. E quase sempre ele conseguia mesmo. Não eram nem mais nem menos inteligente que os outros, mas tinha força de vontade. Seu desempenho era excelente, porém, não fazia para se mostrar e sim para adquirir experiência. Era um companheiro todos os dias e sua persistência o ajudava a vencer.
Assim, Quero-Tentar era o verdadeiro Companheiro 100% e se destacava entre os demais, sendo sempre “o 1º” aos olhos dos seus companheiros. Mínimo era o penúltimo. Falso era o ultimo, pois só fingia que trabalhava, mas na verdade não fazia nada. Arrependido saiu do clube.
Hoje, todos já são homens feitos e cada um teve seu destino.
Arrependido mora em um lugar chamado “Tarde de mais”.
Falso queria ser político, mas foi infeliz porque descobriram sua falsidade. Foi julgado e condenado por um juiz chamado Verdade.
Mínimo, com seu conhecimento mínimo, é soldado mínimo das forças armadas. Ganha um salário mínimo e tem um comandante que é muito exigente chamado Máximo, que sempre lhe cobra o seu 100%.
Quero-Tentar se saiu melhor e hoje é presidente de um país chamado “República Democrática dos Sucessos”.
E você, qual desses companheiros será? Pense nisso...
E é assim que nós Companheiros devemos pensar, que sempre podemos ser algo melhor do que somos agora, nunca dizer ‘ eu não consigo’ antes de pelo menos ter tentado. Nós temos que desenvolver esse pensamento AGORA, enquanto é cedo para que no Futuro Proximo ou distante, não nos arrependamos de nossas escolhas e se sempre pensarmos assim, seremos futuros bons CC.LEO, Futuros bons Companheiros Leãos e mais doque tudo boas pessoas, pessoas bem sucedidas, por isso serámos ‘ Quero Tentar ‘ !

Texto: Eduardo Marques

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

[ESTUDO] Novos sócios


Muitos Clubes estão no período de Novos Sócios, para aumentar ainda mais a nossa força e o nosso espírito de Líderes, no movimento de LEO Clubes. Mas um grande fator que afasta alguns pré-sócios é a falta de acompanhamento.
Para isso foi criado o 'PADRINHO/MADRINHA' de LEO. Mas o que nota-se ultimamente é que esse 'cargo' está tornando-se algo sem sentido. Apenas para uma fotografia, ou só porque é seu conhecido, e você tem apreço pela pessoa. Mas as vezes seu padrinho não tem uma boa caminhada no movimento, o que pode não lhe proporcionar ótimas OPORTUNIDADES, no compartilhamento de EXPERIÊNCIAS, consecutindo na sua insegurança de LIDERANÇA.
Visando isso, vamos ver algumas dicas para você que é Presidente de Clube, Padrinho/Madrinha, você que está a procura de um Padrinho/Madrinha de LEO, ou até mesmo você que tem seu Padrinho/Madrinha, e precisa realizar algumas cobranças...

Muitos clubes fazem um excelente trabalho recebendo calorosamente os novos sócios, mas após as
apresentações iniciais, não acompanham os sócios para fazer com que se sintam parte do clube. Isto ocorre frequentemente se seus sócios antigos estiverem muito ligados ou se houver grupos bem solidificados. A maioria dos novos sócios necessita de um período de aprendizado para realmente sentir-se parte do clube – tanto socialmente como em termos de seu envolvimento. Assegure-se que seu clube emposse adequadamente, oriente e envolva os novos sócios em todos os aspectos do clube.
Os padrinhos são muito úteis durante este processo de adaptação. Convoque-os para que ajudem com as apresentações e orientações iniciais, e para que guiem seus afilhados ao longo de seus primeiros anos como sócios. Peça a eles que acompanhem seus afilhados periodicamente para ter certeza de que se sentem confortáveis como associados. Em caso negativo, os padrinhos podem ajudar seus afilhados a encontrarem soluções para seus problemas. Solicite aos padrinhos que relatem ao clube suas conclusões, para que lhe seja possível acompanhar o nível de satisfação dos associados.
Os atuais sócios devem ser informados que o envolvimento completo dos novos sócios no clube é uma prioridade. Faça-os saber que é de responsabilidade de todos os sócios fazer com que os recém chegados se sintam parte importante da equipe.
Outra boa idéia é de periodicamente solicitar um retorno dos novos sócios em relação a sua orientação dentro do clube e perguntar-lhes se têm alguma sugestão para melhorar o processo de orientação/envolvimento.


[SABER] Características do líder



CARACTERÍSTICAS  DO  LÍDER


  Muitos líderes importantes ao longo da história antiga e moderna apresentam estas características:
- Autodisciplina significa que um líder tende a viver por meio de uma série de regras que ele mesmo determina serem apropriadas e aceitáveis para ele e para seus clientes.
- Determinação significa que um líder trabalha para conseguir objetivos positivos importantes para seus clientes.
- Realização significa que o líder define os resultados visando atender as necessidades de seus clientes.
- Responsabilidade significa que um líder se torna dono de suas decisões e ações.
- Conhecimento significa que um líder luta continuamente para melhorar seu conhecimento e habilidades.
- Crescimento significa que um líder trabalha em cooperação com seus clientes para alcançar os objetivos previamente combinados.
- Exemplo significa que um líder mostra o caminho através das próprias atitudes.

do livro "A Arte da guerra para os Executivos - Sun Tzu"  de Donald G. Krause - Editora Makron Books

domingo, 25 de setembro de 2011

[OPINIÃO] LEOísmo, bebidas alcoólicas e outros pontos mais


Não é difícil lembrar-se de alguma festa que ocorre durante eventos do LEO Clube algum companheiro que tenha se excedido na bebida, mas pra mim como companheira LEO é triste ver que isso se torna freqüente e cada vez maior numero de associados acabam esquecendo o verdadeiro propósito de estar ali em um evento de LEO.
Sei que não posso falar muito,  tenho apenas dois anos de movimento, mas já foram suficientes pra presenciar cenas vergonhosas como companheiros muito alcoolizados, ou carregado por outros.
Não querendo ser radical, mas já sendo acho que deveria ser proibido venda, consumo de bebidas alcoólicas em eventos de LEO, já que alguns companheiros não sabem ‘beber socialmente’ e acabam ‘fazendo feio’ diante a sociedade e talvez veja aquela pessoa e diga: ‘’Olha ali o companheiro LEO sendo carregado de tão bêbado’’ ou “Que exemplo desse garoto(a) do LEO”. Umas das coisas durante o encontro de região D que aconteceu nesse domingo(25/09/2011) foi a fala do CL. Cleitton Costa, Presidente do LIONS Clube de Várzea Alegre, que entre muitos pontos positivos do seu discurso falou sobre como os companheiros que fazem campanhas contra drogas e etc.  podem ter esse tipo de comportamento. Ele foi totalmente correto em seu discurso. Acho que nos todos então como companheiros LEO temos que aprender que não importa onde estivermos sempre seremos conhecidos e reconhecidos como C. LEO Fulano de tal, estaremos sempre observados e vigiados por nossa comunidade, que tem todo o direito de nos cobrar pelo menos um bom exemplo. Creio que a solução para esse problema é a instrução junto com o veto de bebidas alcoólicas em eventos de LEO, não podendo esquecer que o LEO JUNIOR também se faz presente em eventos de LEO, e nos tem como exemplos, então parem, pensem, reflitam: Eu como companheiro LEO estou sendo um bom exemplo para a sociedade, para o meu LEO JUNIOR?                                                                                                          Se cada um fizesse sua parte, se olhar para o vizinho, iriamos bem mais longe.
Antes de ir a eventos fora da minha cidade tinha um encontro desse tipo como algo ‘mágico’, onde ia encontrar pessoas que assim como eu estão ali por um mesmo propósito: SERVIR. Onde conheceria pessoas que pudesse somar meus conhecimentos, e dividi-los também. É claro que se encontra pessoas assim em nosso Distrito (LEO LA-4), mas infelizmente pessoas que estão ali só para andar, fazer amizades,  namorar, e beber... Como se fosse um fim de semana para farrear, ou uma colônia de férias.  Pessoas que não estão ali para aprender nada, que as plenárias, os momentos de falar de verdade sobre o movimento é a parte chata, cansativa e para alguns desnecessárias, digo isso porque já ouvi da boca de um companheiro(se é que posso chamá-lo assim) dizendo o quanto era inútil e desnecessário a plenária em um evento de LEO, agora eu me pergunto, o que iríamos fazer em um evento de LEO se não falar do mesmo? Não tem cabimento, é claro que uma plenária longa pode chegar até ser cansativa, mas no fim sempre aprendemos e saímos felizes.
Ver isso me entristece tanto, mas não me faz desistir do movimento faz querer lutar por ele, porque eu posso dizer sem dúvidas, EU NÃO SEI MAIS VIVER SEM O LEO CLUBE, e dizer isso para mim não é exagero nenhum.  E tudo que tiver ao meu alcance eu vou fazer para melhorar, ajudar, divulgar a imagem positiva do LEO, começando dentro do meu clube, seja com boas idéias, pequenas instruções, somando conhecimentos e fazendo sempre mais, tudo pelo prazer em servir, em ajudar, em ver um sorriso, em liderar meu clube, enfim em ter a consciência limpa e dizer: sim eu sou um companheiro LEO.
Pra finalizar quero que fique claro que essa é a minha opinião, C. LEO Beatryz Félix, sócia do LEO Clube de Icó, e tudo dito acima é minha opinião, minha visão que venho juntando de um bom tempo e depois de certos acontecidos resolvi que tava na hora de falar. Se vai ajudar, ou acabar com o problema eu não sei, sei que me sinto mais leve, mais útil... Mais LEO

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Conhecendo - LEO Clube de Quixadá

LEO Clube de Quixadá (em Fundação)

Muitas pessoas que fazem parte do LA-4 não sabem e nem ao menos conhecem os nosso futuros companheiros da cidade de Quixadá. Em processo de fundação eles já contam com 12 futuros associados. Mas isso não os impediu de começar a servir a comunidade quixadaense. Realizaram um dia recreativo na APAPEQ, em comemoração a Semana do Excepcional. Para melhor interação, conversamos com Fabrícia (Presidente), João Paulo (Vice Presidente) e Samilla (Dir. Vogal).

Quando fazemos parte de uma organização, perdemos nossa identidade e passamos a ser conhecidos como a organização, a nossa LEO. Como você se sente em saber que carrega o nome LEO Clube consigo?
Fabrícia: Sinto-me privilegiada em poder participar de um movimento como esse, que busca no dia a dia tornar o mundo um lugar melhor, porque um simples gesto pode mudar muita coisa, e ser LEO é isso, buscar tornar os pequenos detalhes da vida em coisas grandiosas, pois um abraço, um beijo, uma palavra de carinho transforma, e pode ser naquele momento tudo que alguém precisava ouvir ou sentir. Carregar o prestigio do nome LEO é sem duvidas gratificante, não só pela ajuda que você presta a sua comunidade, mas também pelo fato de desenvolver qualidades essenciais na vida, como a Liderança. 

Samilla: Muito honrada por fazer parte deste movimento q faz a diferença em qualquer lugar por onde passa. É Muito satisfatório ajudar a quem precisa. E já que tivemos a oportunidade,iremos adquirir a experiência para sermos verdadeiros líderes.

João Paulo: Uma responsabilidade muito grande e ao mesmo tempo uma imensa honra.

A caminhada no LEO acarreta uma sequência de dificuldades, as quais aprendemos a superá-las quando temos um clube inteiro conosco. Para você, qual foi a primeira dificuldade que lhe foi imposta?
Fabrícia: Na verdade pelo fato de ainda não sermos um clube reconhecido perante o Ceará, ao Brasil e ao mundo, o nosso trabalho se torna um pouco mais difícil, principalmente em relação a aceitação e o valimento perante a nossa comunidade e aos que possivelmente venham contribuir conosco nessa longa jornada. Muitos comerciantes, por exemplo, ficam inseguros em auxiliar um clube que ainda está em processo de formação. No entanto como estamos dispostos a realizar trabalhos em prol dos que precisam, nenhuma dessas dificuldades vai nos enfraquecer, uma boa conversa e principalmente boas ações podem e estão mudando a nossa imagem de clube principiante. 

Samilla: A Nossa primeira campanha,pelo fato de  não termos sido fundado ainda,foi meio complicado conseguir ajuda dos comerciantes,pelo fato deles não conhecerem nosso movimento.Mas quando estivermos fundado,vai melhorar muito,porque seremos reconhecidos.

João Paulo: Foi na nossa primeira campanha realizada no dia 30/agosto... Não tinha nenhuma experiência em fazer algo desse nível. Mais foi muito gratificante pra todos. E no fim deu tudo certo!

Pode parecer, até um pouco cedo para essa pergunta mas, você já pensou em desistir desse movimento? O que lhe fez mudar de ideia, e/ou quem?
Fabrícia: Acredito que a melhor palavra que definiria o meu momento ruim no movimento é: desestimulada. Não pensei em desistir, mas confesso que em alguns momentos fiquei desanimada, o inicio sempre foi o meu problema, eu sempre gostei mais do durante, e o fim só aprecio em filmes com finais felizes. Quando entrei no clube pensei que fosse menos burocrático, não imaginava que tantos procedimentos precisariam ser adotados, principalmente para a fundação, contudo eu decidi permanecer e lutar ao lado do meu grupo. Acredito que o que me deu mais animo foi a convivência com essas pessoas maravilhosas que fazem parte do futuro LEO Clube de Quixadá e também com os trabalhos já desenvolvidos e os que ainda estão por vir. 

Samilla: Não diria desistir,mas um pouco desanimada por alguns pontos de vistas diferentes do meu. Mas não irei desistir , pois eu que incentivei meus amigos a entrarem,não posso abandonar e nem quero abandonar eles. Até porque não devemos desistir nos primeiros obstáculos.

João Paulo: Não pensei em sair do Clube. Cada vez me apaixono mais por este movimento. Em ver a alegria e o sorriso das crianças em nossa primeira campanha, pra mim isso não teve preço.

Para finalizar, o que você espera desse movimento, do seu clube e de você?
Fabrícia: Espero que o movimento cresça cada vez mais, para que novos jovens possam experimentar o que é ser LEO e servir a sua comunidade, tornando o mundo um lugar melhor, com menos violência e mais amor, menos ódio e mais perdão, menos pobreza e mais coração. Do meu clube também espero evolução, não só em números, mas em amadurecimento, crescimento pessoal e social. Em breve seremos reconhecidos oficialmente e teremos novas oportunidades. Já de mim almejo adquirir as características de um bom líder para realizar um trabalho justo, importante e inovador em meu clube. Acredito muito que o nosso trabalho ira transformar a sociedade quixadaense e proporcionar a ela bons momentos.

Samilla: Espero que esse movimento nos traga conhecimento e nos faça crescer cada vez mais. Do meu clube espero que continuemos com essa força e essa união que estamos em nosso grupo. E Que façamos de tudo para sermos fundados logo. E pra finalizar de mim espero poder mostrar meu trabalho e q eu consiga superar as expectativas dos companheiros e minhas. 

João Paulo: Eu espero que o movimento cresça cada vez mais, e espalhe-se por mais lugares. É um movimento muito bonito, devemos honrá-lo. Que meu Clube fique cada vez mais unido, e que continue em constante crescimento, que novos sócios entrem e que aumente nosso time pela solidariedade e a felicidade dos outros. Quanto a mim, sou só uma parte de um todo, vou fazer o melhor para o Clube. Quero apreender e adquirir conhecimento para minha vida. Quero fazer muitos amigos e ser amigo.

Agradecemos aos Futuros Companheiros que participaram dessa conversa. E desejamos toda sorte para a fundação e estamos a disposição para o que for preciso.

[ESTUDO] Avaliação de Clube Part III


Dando continuidade a sequência de postagens sobre a Avaliação de Clubes, vamos comentar agora outro ponto importante nessa avaliação. Se deseja rever as postagens anteriores sobre esse assunto:




Organize também uma lista contendo os comentários divididos conforme o tópico e se são positivos ou negativos. (Veja o exemplo abaixo). No decorrer do tempo você perceberá que os pontos fortes e fracos do clube ficarão ressaltados para que todos possam ver. Algumas das observações podem ser surpreendentes, outras, corriqueiras. É importante que mantenha a mente aberta para receber as opiniões dos sócios, mesmo que sejam muito críticos. Lembre-se, toda crítica representa uma oportunidade de melhorias para o clube.


Modelo de avaliação dos comentários
Comentários Positivos - Reuniões                   |  Comentários Negativos - Reuniões
• Sempre começam e terminam no horário     |  • Muitas pessoas pertubam as reuniões
• Eu amo nossos programas!                            |  • Tem que haver mais tempo para os relatórios                  
                                                                                    dos comitês
• Temos um excelente Diretor Animador         |  • A sala de reuniões está sempre fria
• Gosto do novo formato da agenda                |


Quando terminar de tabular os resultados e os comentários, faça duas listas: pontos fortes e pontos fracos do clube. Coloque-os em uma lista por ordem de pontuação. Para a lista de pontos fortes, comece com o tópico que recebeu a maior média de pontuação. Caso diversos tópicos tiverem a mesma média, coloque primeiro na lista o tópico que tenha recebido o maior número de pontos “4”. Faça o mesmo para a lista de pontos fracos, comece com o tópico que
recebeu a menor média de pontuação. Caso mais que um tópico receba uma média baixa, o primeiro item da lista será aquele com o maior número de “0s”.


Modelo de Lista de Prioridades Positivas   
• As reuniões começam e terminam no horário 
• Os sócios do clube deverão ter a oportunidade de participar nas reuniões de clube 
• Projetos relevantes
• O clube estabelece metas de aumento de sócios


Modelo de Lista de Prioridades Negativas
• O clube apoia os projetos de distrito múltiplo
• A comunicação com os sócios precisa ser melhorada
• Os novos sócios devem ser mais envolvidos no clube


Analise a sua lista cuidadosamente. Você nota alguma tendência? Existe alguma área específica em que o seu clube seja forte e outras nas quais é fraco? (Por exemplo, o seu clube tem pontuação alta em todas as perguntas sobre reuniões de clube, mas tem pontuação baixa em recrutamento de novos sócios). Ou talvez perceba pontos fortes e fracos espalhados aleatoriamente em diferentes áreas do clube? (Por exemplo, as reuniões de clube recebem pontuação alta em todas as perguntas, exceto sobre programas interessantes e as atividades de recrutamento normalmente recebem pontuação alta, exceto sobre orientação). A análise cautelosa das respostas o ajudará a desvendar qualquer área problemática.


Apresente os resultados ao clube
Apresente os resultados da pesquisa ao clube durante uma reunião e convide os sócios para uma discussão aberta. Lembre-se de pedir a opinião deles sobre os comentários positivos e negativos. Quanto mais você aprender, mais estará apto a desenvolver um plano eficaz de ação para abordar as áreas problemáticas. Talvez queira divulgar os resultados no boletim do clube ou no Website.

Dicas: Campanhas Ambientais




Campanhas Ambientais
Temperaturas nunca forão tão altas, verões não eram tão rigorosos, nem os invernos, terremotos, tsunamis e furacões eram menos constantes. É isso mesmo companheiros, a natureza está entrando em um desequilibrio total, e daqui a pouco será tarde para agirmos, e ajudar a salvar o NOSSO PLANETA. Então vamos agir agora, vamos ajudar a concientizar as pessoas e ajuda-las também a botar ideias ambientais em pratica. Abaixo algumas campanhas que são otimas de serem realizadas.

Campanha dos 3 “R”
1 ‘R’ – Reduzir
O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos. Consumir não é necessariamente não adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais não precisamos, e ficamos dias, meses e anos acumulando "tranqueiras" quando um belo dia decidimos renovar tudo jogamos tudo fora, isso é oque não devemos fazer, e conscientizar as pessoas a não fazerem também.
2 “R” – Reutilizar
Após pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Podemos reaproveitar os potes de sorvete para guardar comida, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, por exemplo papel machê. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa!
3 “R” – Reciclar 
Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta. A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas, e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda.

Outra boa campanha é a do "Lixo no Lixo", que consiste apenas em mostrar para as pessoas que o simples ato de não depositar lixo em locais errados, já pode melhorar em muito a situação do planeta, assim podemos evitar que em chuvas lixos entupam os boeiros e assim hajam enchentes.
Modo de realiza-la :
Como essa campanha é mais uma de conscientização ela é mais simples, ela é o simples ato de divulgar , por exempo :
Marcar um dia, para todos os companheiros fazerem uma breve instrução em um local movimentado da cidade. Se sua cidade não tem latas de lixos facilmente acessiveis e visiveis, providencialas e coloca-las em locais estrategicos. Divulgação Nos meios de cominicações : Internet, Radio ,Tv. E claro, antes de passarmos para as pessoas, devemos nós mesmos realizar cada simples atitude dessa.

Outra é a Limpeza de trilhas:
Se em sua cidade tem trilhas, que são usadas por turistas ou até as pessoas da cidade mesmo, que tal realizarmos uma campanha para limpá-las ? E é até uma otima campanha para convidados se interessarem no movimento.
É muito simples, é uma atividade em que consiste na limpeza da trilha, e depois um momento de lazer, descontração entre os companheiros
Doque precisamos para realiza-la ?
Sacos plasticos de lixo | Pás | E ao critério de cada, e se preciso vassouras.

E a última campanha, uma de doação de mudas, pois todos nós sabemos que sem árvores, nosso planeta não vai muito longe !
Necessário apenas mudas de Árvores.

Antes de encerrar, deixamos aqui um link, de um joguinho. Semelheante a "Mini-Fazenda" do Orkut ou Facebook. É um jogo, em que você tem direito a plantar uma arvoré gratuitamente por dia, e a cada arvoré que você planta uma arvore de verdade e plantada em um local da devastada Mata Atlantica, espero que todos criem suas contas e joguem, pois é uma forma legal de ajudar nosso planeta.
https://clickarvore2.websiteseguro.com/desafio-verde/

E é isso queridos companheiros, espero ter ajudado em algo, e vamos todos em busca de um planeta melhor para todos nós “ O planeta está em nossas mãos “ ! 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tira dúvidas - ACEL Part II


ATRIBUIÇÕES DOS ASSESSORES 
Como forma de apresentar as atribuições dos assessores ACEL, as exemplificamos abaixo. 
É importante, entretanto, que os assessores estejam atentos a realidade do seu 
Distrito e que adaptem ou criem novas atribuições. 

Assessoria de Conservação de Associados 
O Assessor de Conservação de Associados terá as seguintes atribuições: 
- Estabelecer um planejamento para o AL (com metas, custos financeiros, descrição de atividades, cronograma, etc.) no que diz respeito à conservação de associados do Distrito LEO; 
- Planejar, promover e implementar programas de conservação de associados como forma de alcançar as metas; 
- Auxiliar os Clubes na retenção e manutenção de seu quadro social; 
- Acompanhar a eficiência do trabalho de retenção do quadro de associados dos Clubes e consequentemente do Distrito LEO, por meio de indicadores e gráficos. 
- Realizar workshops para instruir dirigentes de clubes a como manterem seu quadro de associados motivado; 
- Realizar workshops como forma de reciclar os associados, trazendo informação e despertando no associado à vontade de permanecer no Movimento LEO; 
- Apresentar relatórios trimestrais ao Gabinete do Distrito LEO; 
- Participar de sessões de treinamento em nível de Distrito Múltiplo (se houverem); 
- Acompanhar o trabalho da Comissão de Associados dos Clubes; 
- Idealizar informativos sobre o tema: “Conservação do Quadro Social”; 
- Reunir-se com os demais membros da Equipe ACEL no mínimo uma vez a cada trimestre. 

Assessoria de Extensão do LEOísmo 
O Assessor de Extensão do LEOísmo terá as seguintes atribuições: 
- Estabelecer um planejamento para o AL (com metas, custos financeiros, descrição de atividades, cronograma, etc.) no que diz respeito e extensão (fundação de novos Clubes e reativação de Clubes inativos) do Movimento LEO;
- Planejar, promover e implementar programas de extensão como forma de alcançar as metas; 
- Agendar visitas aos LIONS Clubes para discutir a fundação de novos Clubes de LEO; 
- Agendar visitas aos LIONS Clubes para discutir a reabertura de Clubes Inativos; 
- Realizar workshops para os LIONS Clubes, como meio de apresentar a importância e os passos para patrocinar e fundar um LEO Clube; 
- Visitar possíveis núcleos de associados, como escolas, universidades, visando formar grupos para a fundação de novos Clubes; 
- Entrar em contato com associados dos Clubes inativos, com a intenção de convencê-los a retornar ao LEOísmo; 
- Acompanhar a evolução do número de Clubes existentes no Distrito, relatando através de indicadores e gráficos, o crescimento ou declínio do mesmo; 
- Apresentar relatórios trimestrais ao Gabinete do Distrito LEO; 
- Participar de sessões de treinamento em nível de Distrito Múltiplo (se houverem); 
- Divulgar o LEO Clube Júnior visando fundar novos Clubes; 
- Idealizar informativos sobre o tema: “Extensão do LEOísmo”; 
- Reunir-se com os demais membros da Equipe ACEL no mínimo uma vez a cada trimestre. 

Assessoria de Formação de Lideranças 
O Assessor de Formação de Lideranças terá as seguintes atribuições: 
- Estabelecer um planejamento para o AL (com metas, custos financeiros, descrição de atividades, cronograma, etc.) no que diz respeito à capacitação dos associados do Distrito LEO; 
- Planejar, promover e implementar programas de treinamento de lideranças como forma de alcançar as metas; 
- Auxiliar os Clubes na questão do treinamento de novos dirigentes e diretores; 
- Realizar workshops para instruir os associados dos Clubes sobre a importância de assumirem cargos em nível de Clube e Distrital; 
- Realizar workshops voltados à explanação de cargos específicos, fornecendo aos associados às informações necessárias para ocuparem posição de liderança; 
- Realizar treinamentos sobre assuntos que facilitem os associados na questão do planejamento estratégico, administração do tempo, oratória, capacidade de influenciar; entre outros; 
- Desenvolver e atualizar os Manuais para Dirigentes, Diretores, Coordenadores e/ou assessores; 
- Apresentar relatórios trimestrais ao Gabinete do Distrito LEO; 
- Participar de sessões de treinamento em nível de Distrito Múltiplo (se houverem); 
- Idealizar informativos sobre o tema: “Liderança”; 
- Reunir-se com os demais membros da Equipe ACEL no mínimo uma vez a cada trimestre.