segunda-feira, 19 de setembro de 2011

[CONVERSANDO] CL Lyryal Rolim - Governador LIONS LA-4

Muito se tem escutado em reuniões distritais e conferências, o relevante papel de um líder dentro do movimento e sua capacidade em liderar um grupo de crianças, jovens e adultos que oferecem seus préstimos as suas comunidades, muitas vezes deixando de lado o convívio familiar, para doar-se à causa nobre de Servir.. Ser líder é ter o perfil de mediador articulado a ousadia e ao conhecimento de relações humanas, pois através dos tempos, o papel de líder vem sofrendo profundas modificações, principalmente quando a humanidade não aceita mais aquela pessoa, autoritária, mandatária, que somente sua palavra é lei. Um dos melhores exemplos de liderança que podemos citar é quando um Companheiro chega ao cargo de Governador LIONS, autoridade máxima à nível distrital. No nosso caso o CL Lyryal Rolim. Para chegar a tal ponto é preciso determinação e principalmente: CORAGEM!
E como nosso intuito é só aumentar o seu conhecimento, entramos em contato com o CL Lyryal e vejamos o que ele nos falou.

1 - O nosso movimento possui uma hierarquia de valores, na qual sabemos que o LIONS está no topo. Na nossa realidade, LA-4, a autoridade máxima é o Governador LIONS, nessa gestão você, CL Lyryal Rolim. Pra você o que é estar a frente da Governadoria LIONS do Distrito LA-4?

O ser humano, em sua busca pela felicidade, sai a percorrer mundos, ajudando a preencher espaços e derrubando barreiras e superando fronteiras. Sai à procura de dinheiro, de aventuras, de amor e conforto espiritual. Tudo em busca da felicidade. Encontrei o Leonismo e fazer parte dele é um privilégio, o servir é uma obrigação. Do contrário estaremos descumprindo frontalmente os Objetivos e o Código de Ética que diz devemos "ter sempre presente meus deveres de cidadão para com a minha localidade, meu Estado e meu País...".

2 - Planejamento é o segredo do sucesso, seguido de determinação. Os maiores nomes da história mundial, Nelson Mandela (Ex Presidente da Africa do Sul), Melvin Jones (Fundador do movimento LEO no mundo), fizeram seus planos e desenvolveram seus projetos, sem nunca perder sua essência e seus objetivos. O que você espera da sua gestão na Governadoria, e principalmente quais são as suas metas?

O Programa “Eu Acredito - Motivar para Servir” busca a Excelência de Clube do Distrito LA – 4 e consiste num conjunto de atividades focadas nas diretrizes principais da Associação Internacional de Lions Clubes e nas Metas do Presidente Internacional e da Governadoria do Ano Leonístico 2011/2012. Seu objetivo é servir de referência para os clubes do Distrito com vistas à promoção da excelência, na prestação de serviços. As metas do Programa deste Ano Leonístico, sugerem atividades de serviço voltadas principalmente para a Educação num sentido amplo - Conhecimento Leonístico, Educação para a Saúde e Educação para a Vida (crianças e adolescentes), Preservação da Saúde das Pessoas e do Meio Ambiente, além das atividades administrativas constantes do Estatuto do Distrito LA- 4.
  
3 – Segundo o dicionário Aurélio, a palavra MOTIVAR significa: Dar motivo, despertar o interesse, incentivar, mover, estimular. A nossa atual realidade é de sócios desmotivados, infelizmente, mas é a realidade. Você já sentiu-se desmotivado em algum momento? O que te motiva, desperta o teu interessa, te incentiva, move e estimula?

A motivação é uma força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes, portanto no instante em que você perde a motivação, estaríamos fadados a sucumbi, seria o fim, podemos até sofrer algum revés, porém devemos lutar e superar ou mudar o foco para sair da situação.
A pessoa precisa suprir suas necessidades para motivar-se e alcançar seus objetivos. Não é só o dinheiro que motiva o trabalhador, há também outras necessidades que cada um tem. Os fatores de satisfação que envolvem sentimentos de realização, de crescimento profissional, espiritual e de reconhecimento que podemos experimentar em provas desafiante e plena. Esses fatores têm um efeito positivo sobre a satisfação no que você faz, muitas vezes, resultando em um aumento da capacidade total de produção do ser humano.
“Para conquistarmos algo na vida não chega somente ter talento, não satisfaz só ter força; é preciso viver e compartilhar um grande amor”. E um grande amor é o que sentimos uns pelos outros através do companheirismo e em função do servir.
Segundo Sêneca "merecem louvor os homens que em si mesmos encontraram impulso e subiram nos seus próprios ombros." É fácil verificar que as pessoas mais esforçadas e motivadas não coincidem com as de maior coeficiente intelectual. Contudo, se houver tal coincidência, a liderança e motivação serão muito maior. 

Abraço

Para nós que fazemos o Saber LEO foi de imensa honra ter a participação do CL Lyryal, a qual temos  grande admiração e acima de tudo, respeito! Obrigado CL Lyryal pela sua colaboração com o nosso conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário