quarta-feira, 21 de setembro de 2011

[SABER] Tipos de líder


TIPOS DE LIDERANÇA

1. Liderança democrática é exercida pela necessidade que se faz de aprender, todo procedimento é decidido através de discussão do grupo, sob orientação e assistência do líder – o líder apresenta alternativas de escolha e de atuação, o grupo escolhe aquela que lhe pareça a mais adequada, o grupo escolhe os companheiros de trabalho – o líder procura tornar-se membro do grupo, fazendo elogios e críticas objetivas – o líder faz sempre o uso do “nós”.

2. Liderança autocrática é exercida pela imposição ao indivíduo, todo procedimento é determinado pelo líder, não há liberdade de atuação – os membros de cada grupo são escolhidos pelo líder – o líder, dominador, critica e elogia sem dar razões objetivas, mantendo-se frio e impessoal sem ser hostil – o líder faz constantemente o uso do “eu” – os objetivos estão ligados à vontade pessoal do líder, tornando incertas e desconhecidas as futuras atividades, bem como os resultados a serem alcançados.

3. Liderança liberal – os procedimentos ficam a mercê das decisões individuais ou do grupo sem qualquer intervenção do líder – há completa liberdade de atuação – há total omissão do líder quanto ao desenvolvimento dos procedimentos e tarefas – o líder não faz comentários quanto às atividades do grupo, não elogia nem critica, salvo quando indagado.

4. Liderança situacional – junção das anteriores. Mais utilizada hoje em dia!

Qual tipo de líder você é ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário